Beatles no Guaíra, Barão Vermelho e "TV Colosso" movimentam a agenda cultural

Duas das principais atrações da semana acontecem no palco do Guairão. Mas é rica e diversa a programação dos museus, com oficinas, mostras, exposições e atividades interativas. Eventos são de espaços do Governo do Estado, abertos a todas as idades, diversos e inclusivos.
Publicação
16/05/2025 - 08:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A agenda cultural da semana traz espetáculos imperdíveis, como o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná conectando a música clássica ao universo dos Beatles. A OSP propõe uma leitura do repertório da icônica banda, destacando como a música orquestrada e o papel do produtor George Martin transformaram a sonoridade e a profundidade das composições de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. A apresentação, em sessão única, acontece no próximo domingo (18), no Guairão, e já está com ingressos esgotados.

Também no palco do Guairão, a banda Barão Vermelho traz a Curitiba seu novo show, “Do Tamanho da Vida” – título da canção inédita de Cazuza e Barão lançada no Rock in Rio 2024. A apresentação acontece nesta sexta-feira (16), às 21h, e promete emocionar o público com um set list repleto de clássicos como “Bete Balanço”, “Exagerado”, “Maior Abandonado”, “O Tempo Não Para” e “Pro Dia Nascer Feliz”. 

Também no Guaíra, com única apresentação sábado (17), “TV Colosso, o Musical” comemora os 30 anos da série de sucesso dos anos de 1990. O espetáculo oficial e inédito leva aos palcos Priscila e os personagens originais da TV com uma história cheia de aventura.

Outra boa pedida é conferir os últimos dias da 23ª Semana Nacional de Museus, que vai até domingo (18). Nesta edição, o tema central é “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, com foco em três eixos principais: patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias. A programação completa pode ser consultada neste link.

Essas atrações são destaques da programação que, como sempre, é diversa e inclusiva, com atividades para todas as idades. Os eventos acontecem nos espaços culturais administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.

Confira a agenda completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Tradução literária é o tema da edição nº 161 do Cândido - A edição de maio do jornal Cândido é dedicada à tradução literária, tema da reportagem de capa, de Isa Honório. A repórter conversa com três profissionais que contam sobre os prazeres e dificuldades de trabalhar no mercado de tradução no Brasil. Ainda sobre o assunto, a retranca traz quatro indicações de livros traduzidos para o português para incluir na prateleira.

A edição segue com a série especial Outras Palavras, que apresenta entrevistas curtas com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado na BPP. Desta vez, Maria Beatriz Peres entrevista as tradutoras Ana Appel, Emanuela Siqueira e Helena Maia.

PROJETOS FIXOS

Roda de leitura 60+ – Roda de leitura e atividades para o público 60+.

Dia: 19 de maio – toda segunda-feira do mês

Horário: 13h30 às 15h | 15h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Inscrições encerradas.

Oficina Permanente de Poesia – Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Dia: 22 de maio – toda quinta-feira do mês

Horário: 18h às 19h45

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 30 pessoas

EVENTOS

Cine Ser CVV – Exibição do curta-metragem “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo” seguida de uma roda de conversa com o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Dias: 16 de maio (sexta-feira)

Horário: 18h às 19h30

Local: Auditório

Classificação: Livre

Exposição “Onde os Sonhos Dormitam” – Exposição dos artistas José Marafigo e Suzana Barão, com acessibilidade em Braille, audiodescrição de QR Code e aberto à interação.

Abertura: 19 de maio (segunda-feira) das 17h30 às 19h

Dias: de 19 de maio a 27 de junho

Horário: 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Oficina de poesia – Oficina “A Função do Inutensílio Poético”, ministrada pelo poeta e tradutor Ricardo Pozzo e com exercícios de escrita criativa.

Dia: 20 de maio (terça-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2.º andar

SEÇÃO INFANTIL

Oficina "Arte do Mangá" – Curso sobre o universo do mangá com a mestre em língua e cultura japonesa, Simonia Fukue. O evento apresenta a relação dos mangás com a cultura e a arte japonesas, além das técnicas de narrativa e estética características desse estilo de história em quadrinhos. A oficina acontece todas as segundas-feiras do mês de maio.

Dia: 19 de maio (segunda-feira)

Horário: 14h às 15h30

Local: Seção Infantil

SEÇÃO BRAILLE

Curso de Braille – A Seção Braille oferece o curso gratuito de leitura e escrita em código Braille, com o  professor Anastácio Panfilo Braga. Com turmas de até 3 pessoas, são 24 horas de aulas com horários personalizados. O curso inclui todos os materiais necessários, e ao final os alunos recebem um certificado.

Dia: de segunda a sexta-feira mediante agendamento

Horário: das 8h30 às 11h e das 12h30 às 16h

Local: Seção Braille

Inscrições: presencialmente ou pelo telefone (41) 3221-4985

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Títulos disponíveis:

"Tapete Vermelho" | Classificação: +10 | Duração: 1h 40 minutos

"Nosso Lar" | Classificação: +10 | Duração: 1h 45 minutos

Dias: 5 a 30 de maio

Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) 

Últimos dias – Fica em cartaz até domingo (18), a mostra “A Trama Intrincada do Tempo” de Guita Soifer, presente na sala 09 do MAC no MON. Com curadoria de Agnaldo Farias, a exposição reúne pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações, explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria.

Quarta Pública | Conexões inventivas: oficina de assemblagem – Toda quarta-feira, com entrada gratuita, o MAC Paraná promove a “Quarta Pública”, com atividades interativas abertas ao público. No dia 21 de maio, das 14h às 16h, acontece a atividade “Conexões inventivas: oficina de assemblagem”.

A oficina propõe a exploração da assemblagem como processo de ressignificação de materiais diversos. Pedaços de moldura, revistas e papéis coloridos serão utilizados como matéria-prima para a criação de composições tridimensionais. Por meio da combinação e justaposição desses fragmentos, busca-se investigar de que forma elementos descartados podem adquirir novas narrativas e formas expressivas, incentivando a experimentação com objetos singulares a partir da reinvenção do ordinário.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Residência artística – O projeto de residência artística no Museu Casa Alfredo Andersen acolhe o artista inglês Stephen Feather. O projeto recebe um artista por mês num espaço reservado como um atelier. A prática de Stephen Feather inclui a paisagem, desenho, colagem e gravura, incluindo paisagens urbanas e cenas da natureza. O público é convidado a visitar o ateliê de Stephen e conversar com ele para conhecer mais de seu trabalho. O ateliê fica aberto para visitação às terças e quartas,  das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Exposição permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.

Visitas guiadas – O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen. Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Palestra – No dia 20 de maio, terça-feira, o MIS-PR sedia a palestra “Som Binaural e seus poderes terapêuticos”, às 19h. O projeto é uma ação cultural e científica aprovada pelo edital da Fundação Cultural de Curitiba (Edital 093/2023 – Lei Paulo Gustavo), que investiga o uso terapêutico das batidas binaurais no tratamento da síndrome do pânico e da ansiedade. O evento será gratuito e indicado para pessoas acima de 16 anos. Para participar é necessário se inscrever por meio do email educativomis@seec.pr.gov.br. Inscreva-se mandando por email nome, idade e CPF.

Desse Lado do Muro – O MIS-PR expõe “Desse Lado do Muro”, como parte do Projeto Cárcere, que ocupa o prédio do antigo Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba. A mostra, realizada em parceria com a Agência Farpa, apresenta uma potente seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan. As visitações podem ser feitas em três horários: 11h, 14h e 16h. A visitação em cada horário será limitada a 30 pessoas por ordem de chegada. Classificação indicativa: 16 anos

Tons Vizinhos – O MIS-PR retorna com a programação semanal de música no museu, uma parceria com os estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na quarta (21), haverá mais uma apresentação musical às 18h com alunos do Embap. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição.

Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento – A exposição reúne obras das artistas Lu Berlese e Michelle Serena, que propõem uma imersão sensível sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte. Por meio de fotografias, vídeos, performances e instalações, o público é convidado a refletir sobre o tempo, a memória e a transformação. A entrada é gratuita e está aberta para visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábados e domingos: das 10h às 18h.

Museu Paranaense (MUPA) 

Em cartaz – “Objeto sujeito”; “Antes ecos e ocos”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Mejtere: Histórias recontadas”, “Ephemera/perpétua”, “Lange de Morretes: entre paisagens”; “Numismática e cultura material”.

Museu Oscar Niemeyer (MON) 

Oficina | Zine: crie sua minirrevista – Na quarta-feira, dia 21 de maio, a equipe do Educativo do MON promove uma oficina de criação de um Zine. Seja com colagens, desenhos ou escrita, os zines são uma forma de compartilhar a sua voz, sua identidade, com o mundo. As obras do artista Alex Flemming, em exposição no MON, serão a inspiração para este processo.

A atividade gratuita acontece em dois horários: às 10h30 e às 14h30 com interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada. A atividade está sujeita a lotação. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte.

Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “Veemente”; “Alex Flemming 70 Anos”; “Afinidades III – Cochicho”, “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Show do Barão Vermelho – A banda apresenta seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música inédita de Cazuza e Barão Vermelho nesta sexta-feira (16), às 21h. A turnê, lançada juntamente com a nova canção durante o Rock in Rio 2024, terá única apresentação no Guairão. O público vai curtir grandes sucessos, como “Bete Balanço”, “Exagerado”, “Maior Abandonado”, “O Tempo Não Para” e “Pro Dia Nascer Feliz”. A canção que intitula a turnê é uma versão musicada inspirada em poema de Cazuza, apresentada pela primeira vez ao público durante o último Rock In Rio. Ingressos à venda pelo Disk Ingressos.

"TV Colosso, o Musical" – Da telinha para o teatro, “TV Colosso, o Musical” chega ao Teatro Guaíra com única apresentação neste sábado (17), às 17h. Comemorando os 30 anos da série de sucesso, o espetáculo oficial e inédito leva aos palcos Priscila e os personagens originais da TV com uma história emocionante e cheia de aventura. O público terá a oportunidade de reviver a magia dos anos 90 do programa infantil da TV Globo, conhecido por sua criatividade e originalidade e que foi fenômeno de audiência e um marco cultural atemporal para diversas gerações. Ingressos à venda pelo Sympla.

Beatles com a Orquestra Sinfônica do Paraná – Com ingressos esgotados, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) realiza em apresentação única um concerto especial que mergulha na conexão entre a música clássica e o universo dos Beatles. Diferente de uma apresentação do tipo “tributo” ou “Beatles sinfônico”, o concerto propõe uma leitura conceitual do repertório da banda britânica, destacando como a música orquestrada e o papel do produtor George Martin transformaram a sonoridade e a profundidade das composições de John, Paul, George e Ringo. O concerto será neste domingo (18), às 10h30, no Guairão.

Teatro José Maria Santos

"Desmonte" – Depois do sucesso da primeira temporada, a peça “Desmonte” volta aos palcos com o retorno à cena teatral da atriz Regina Vogue, após muitos anos sem apresentar uma peça adulta na capital. Nesta montagem, ela divide o palco com os atores Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo ficará em cartaz entre os dias 21 a 25 de maio: quarta a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h, com entrada gratuita.

"Desmonte" conta a história do Antônio, um artista que está em crise e no limiar entre a vida e a morte, reencontra pessoas que marcaram sua trajetória durante a infância pobre no interior do Nordeste como a avó contadora de histórias e o pai que o abandonou quando ele nasceu após a morte da mãe. O texto também se baseia na peça digital “Que Absurdo!”, escrita e dirigida por Lira, lançada no YouTube em 2020 durante o período de isolamento com a pandemia de Covid-19.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS