BRDE lidera ranking de operações com recursos do BNDES na Região Sul

Líder absoluto entre todas as instituições que operam em parceria com o banco federal no Sul, incluindo aquelas comerciais e cooperativas de crédito, o BRDE ocupa também a primeira posição em todo o país como agente financeiro do programa BNDES Automático.
12/04/2022 - 10:30

Com um total de R$ 671,7 milhões em operações liberadas no primeiro trimestre deste ano (janeiro a março), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) aparece nas primeiras posições em diferentes classificações no ranking de utilização de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Líder absoluto entre todas as instituições que operam em parceria com o banco federal na Região Sul, incluindo aquelas comerciais e cooperativas de crédito, o BRDE ocupa também a primeira posição do País como agente financeiro do programa BNDES Automático, que financia investimentos fixos.

Na classificação geral em termos de recursos liberados junto ao BNDES, o BRDE também aparece em segundo lugar, ficando atrás apenas do Bradesco (R$ 1,4 bilhão), mas à frente de instituições como Itaú, Santander, Sicredi, Banco do Brasil e Banrisul. Neste período, o BRDE soma 5.728 operações aprovadas junto ao seu principal parceiro de funding (captação de financiamento).

“Dos R$ 4,1 bilhões em financiamentos aprovados pelo BRDE no ano passado, o BNDES respondeu por 59,5% da operação. Essa posição no ranking de 2022 assegura ao BRDE a possibilidade de alcance das metas orçamentárias e gerencial, com a conquista de novos limites a fim de garantir a movimentação da economia, a empregabilidade e atendimento à demanda de créditos dos empresários”, afirmou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

Apenas no Paraná, os valores dessa relação com o BNDES chegaram a R$ 140 milhões nesse mesmo período, para micro e pequenas empresas. A atuação do BRDE no Estado nesses três meses do ano é marcada por recursos para o agronegócio, energias limpas e renováveis, além do setor industrial.

“Este primeiro trimestre aponta para um 2022 no qual podemos alcançar a meta de R$ 1,4 bilhão de recursos operados pela agência paranaense do BRDE”, disse o superintendente Paulo Cesar Starke Junior. “O banco começou forte no setor industrial, mas também atendendo pequenas e médias empresas. Teremos um primeiro semestre forte para a indústria e um segundo semestre forte para o agronegócio”.

“Trata-se de um desempenho operacional muito forte e que demonstra o quanto o banco está atento aos desafios neste momento de retomada, auxiliando as empresas mais afetadas pela pandemia com capital de giro, mas atuando com força em projetos estratégicos, com forte impacto na geração de emprego e renda”, salientou a diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos.

CLASSIFICAÇÃO BRDE – OPERAÇÕES APROVADAS PELO BNDES

– 2º no Ranking Nacional

– 1º no Ranking Região Sul

– 1º no Ranking Setor Público