BRDE libera R$ 60 milhões para agricultores, empresas e cooperativas do Sudoeste

13/12/2021 - 10:00

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) liberou R$ 60 milhões para empresas, cooperativas e produtores rurais do Sudoeste durante o Fórum Pato Branco – Cidadão Para o Mundo 2021.

Essa rodada de assinaturas abrangeu 13 contratos, sendo quatro firmados com clientes próprios do BRDE e outros nove negociados por instituições conveniadas, como Cresol, Sicred e Sicoob. Entre os contemplados estão um hotel, uma indústria de laticínios, duas cooperativas agroindustriais e nove agricultores.

Os recursos serão usados para ampliação de instalações, aquisição de equipamentos, ampliação de capacidades de armazenamento, correção de solo e irrigação. Além destes, destacam-se contratos para a instalação de sistema fotovoltaico em propriedades rurais como a finalidade de produzir energia limpa. Foram quatro liberações com este propósito. As contratações de valores mais expressivos foram da Coasul Cooperativa Agroindustrial, no valor de R$ 35 milhões, e da Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição), no valor de R$ 15 milhões.

Convidado a falar em nome dos clientes do BRDE, o presidente da Coopertradição, Julio Tonus, agradeceu a colaboração do banco por apoiar a cooperativa desde seu surgimento. “São 18 anos da Coopertradição, temos hoje 13 entrepostos, com a matriz. Temos uma grande indústria de soja, de trigo e estamos faturando R$ 2 bilhões este ano. E 100% de todo investimento foi feito com o apoio do BRDE. Ele que abriu as portas para nós lá atrás, com simplicidade, honestidade e transparência que nos deixa muito feliz”, comemorou.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, ressaltou a importância dos contratos com a finalidade de produção de energia limpa nas propriedades rurais e disse que a prefeitura planeja adaptar todos os edifícios públicos com fornecimento de energia produzida por placas fotovoltaicas.

“O Paraná hoje é referência em alimentos e grãos e o BRDE tem uma participação muito grande nisso. Quando vemos aqui pequenos produtores sendo agraciados com um financiamento desse isso é muito importante. É isso que nós temos que fazer. O dinheiro tem que ficar no Sul e quando fica no Paraná, a gente dá mais emprego”, declarou.

“O cooperativismo reconhece que sua evolução no Paraná teve a participação do BRDE e continua tendo. O setor cooperativista representa de 40% a 50% de todos os financiamentos que o banco realiza”, analisou o diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira.

“Faço votos que o dinheiro que vocês vão aplicar se multiplique. E cada vez mais vocês melhorem as condições e gerem mais empregos para fortalecer ainda mais essa belíssima região que é o sudoeste do Paraná”, completou.

FORÚM – O Fórum Pato Branco – Cidadão Para O Mundo ocorreu de 09 a 11 de dezembro no Largo da Liberdade em Pato Branco-PR. Escritores, professores, economistas, jornalistas, médicos, advogados, engenheiros, poetas, políticos, cientistas políticos, músicos, artistas plásticos e empresários que possuem ligação com a cidade proferiram palestras e participaram de painéis no Fórum. O evento fez parte da semana de comemoração oficial da emancipação de Pato Branco.

O fórum foi todo transmitido pelos perfis em redes sociais do evento, como no YouTube, onde todos os painéis estão disponíveis. Para assistir à solenidade com a assinatura dos contratos, acesse aqui.