BRDE Labs 2022 é protagonista de evento mundial de inovação e empreendedorismo

Um dos principais encontros mundiais do ecossistema de inovação e empreendedorismo acontece em Porto Alegre. Banco apresenta seu programa de aceleração de startups que, neste ano, vai trabalhar com o tema ESG.
04/05/2022 - 17:30

O BRDE Labs 2022 é uma das atrações do South Summit Brasil, em Porto Alegre. O programa de aceleração de startups do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que já contemplou 73 iniciativas, dará início à sua terceira edição com projetos nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

O South Summit Brasil é um encontro global entre startups, empresas e investidores. Como patrocinador oficial do South Summit Brasil, o BRDE terá uma participação especial na programação do encontro.

Nesta quarta-feira (04), a diretoria do BRDE, junto com as incubadoras tecnológicas Hotmilk (PUC-PR) e Feevale TechPark, promoveu a apresentação do BRDE Labs 2022, momento em que foi confirmado o acordo de cooperação entre o banco e as aceleradoras. A iniciativa tem como foco a gestão e a estruturação das empresas, de forma a alavancar recursos ou parcerias que contribuam para o seu êxito operacional, oferecendo, de forma gratuita, capacitação e oportunidades para geração de negócios.

A cada ano o programa desenvolve um tema central que guia a escolha das empresas e, consequentemente, das startups. Em 2022, no Paraná, o BRDE Labs apresentará desafios que se relacionam à temática ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português) e contará com 10 empresas âncoras. No final deste mês de maio serão apresentadas essas empresas e seus respectivos desafios. Também será aberto o edital de participação para as startups.

“Temos o compromisso de desenvolver e apresentar produtos e serviços que contribuam para promover o ecossistema de inovação da Região Sul. Atuamos através de financiamentos, aporte de capital via Fundos de Investimento em Participações e programas de aceleração de startups e, mais recente, como parceiro em projetos de formação profissional”, analisou o diretor administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira.

“O BRDE Labs materializa a intenção de conectar ideias inovadoras à sua aplicabilidade e boa utilização por empresas consolidadas que apresentam desafios reais às startups em aceleração”, destacou.

AVANÇOS – O diretor-geral da Hotmilk, Fernando Luciano, avaliou as duas edições de parceria com o BRDE e os avanços realizados em inovação aberta no Paraná. “Como resultado dos últimos dois anos, conseguimos alcançar milhares de startups, conectar centenas delas com essas grandes empresas e isso levou a dezenas de contratos, gerando mais eficiência e novos produtos para essas empresas. E é tanto sucesso que hoje muitas dessas empresas utilizam do BRDE Labs para iniciar um processo de inovação interna”, afirmou.

Através do programa Mais Inovação é BRDE, a instituição acumula nos últimos oito anos perto de R$ 608 milhões em crédito para empresas e cooperativas incorporarem modelos inovadores e baseados em novas tecnologias nas suas atividades.

SOUTH SUMMIT BRASIL – O South Summit Brasil ocorre entre os dias 4 e 6 de maio, ocupando os armazéns do cais de Porto Alegre (RS), no Centro Histórico da capital gaúcha. Em sua primeira edição no País, é um dos principais encontros mundiais do ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Na quinta-feira (05), às 16h30, ocorre o painel “Processo de Aceleração em Startups, a visão 360º”, cuja moderadora será a gerente de Planejamento do BRDE no Paraná, Lisiane Maldaner Astarita de Limas. O debate vai reunir startups, empresas âncora, aceleradoras e Fundo de Investimentos e Gestora de Investimentos em Capital Semente. Também participam a diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos, o diretor de Planejamento, Otomar Vivian, e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Alsones Balestrin.

Confira a programação completa da participação do BRDE no evento AQUI.

Saiba mais informações sobre o BRDE Labs.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site https://www.southsummitbrasil.com/.