BPTran reforça ações ostensivas e apreensões de drogas aumentam em Curitiba

Durante 2021, a unidade apreendeu quase uma tonelada de entorpecentes, grande parte maconha. A unidade também participou das cerca de 600 operações especiais feitas pela PM na Capital.
Publicação
24/03/2022 - 18:10

Confira o áudio desta notícia

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) reforçou sua atuação no combate ao tráfico de drogas, focando essas ações nas fiscalizações e abordagens a veículos. Com isso, houve aumento nas apreensões de ilícitos. Em Curitiba, durante 2021, a unidade apreendeu quase uma tonelada de entorpecentes, grande parte maconha. Os dados apontam mais de 600 operações feitas pela Polícia Militar na Capital com a participação do BPTran.

De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Fernando Klemps, o trabalho de busca por drogas foi mais incisivo graças ao empenho das equipes policiais. “Atualmente, durante o atendimento a acidentes, patrulhamento e fiscalização nas blitzes de trânsito, nossas equipes também fazem buscas a fim de localizar armas, drogas e pessoas foragidas da justiça, além de verificar a documentação do veículo abordado e de todos os ocupantes”, explicou.

A estratégia do trabalho dos policiais militares do trânsito resultou, no ano de 2021, na apreensão de 917,64 quilos de maconha e 15,52 quilos de haxixe (substância extraída da folha da maconha). O aumento foi bem acentuado em comparação com o ano anterior, quando a unidade apreendeu 7,31 quilos de maconha e 389 gramas de Haxixe.

As apreensões do BPTran de outros tipos de drogas, como cocaína, crack e ecstasy, também aumentaram na Capital. Segundo o relatório divulgado pela unidade, os militares retiraram de circulação no ano passado 2,728 quilos de cocaína (contra 258 gramas no ano anterior), 2,901 quilos de crack (foram 410 gramas no ano anterior) e 92 comprimidos de ecstasy e LSD – em 2020 foram 23 comprimidos.

CASOS – A maior parte da maconha apreendida no ano ocorreu em uma única ocorrência, em março de 2021, quando policiais do BPTran localizaram 752,9 quilos da droga durante um patrulhamento no bairro Capão da Imbuia. A equipe policial abordou um veículo e, no interior dele, localizou uma caixa com droga.

Ao ser questionado pela equipe, o motorista informou que não sabia o que tinha no interior da caixa e que pegou a encomenda em um bar em São José dos Pinhais. Diante disso, a equipe foi até o local indicado, onde localizou o restante da droga, totalizando 752,9 quilos de maconha. Duas pessoas foram presas na ocasião.

Outro destaque nas apreensões de drogas foi em fevereiro de 2021, quando uma equipe, também no bairro Capão da Imbuia, abordou um motociclista. Durante as buscas ao piloto, os policiais localizaram dois tabletes de maconha. Durante os questionamentos, o rapaz informou aos policiais que havia conseguido o entorpecente em um lava car no bairro Jardim das Américas. Ao abordar o estabelecimento indicado pelo jovem, os policiais militares apreenderam 132 quilos de maconha, 15 quilos de haxixe e 11 quilos de murruga (tipo de maconha), além de uma pistola e um colete balístico. Na ação dois homens acabaram presos.

OPERAÇÕES – Além de promover blitzes de fiscalização, o Batalhão de Trânsito participa de operações em conjunto com equipes de outras unidades da PM e batalhões especializados a fim de localizar veículos roubados, furtados, com irregularidades, e buscar armas, drogas e pessoas foragidas da justiça. Grandes ações, como as operações Fecha Quartel e a Tático Móvel, que reforçam o efetivo policial para ações de apreensão de drogas, de foragidos da justiça e transgressão no trânsito.

GALERIA DE IMAGENS