Avanços e desafios em logística e mobilidade são temas de painel no Show Rural 2023

O secretário de Planejamento do Estado, Guto Silva, esteve no Show Rural 2023, em Cascavel, e participou como convidado do painel Logística e Mobilidade para o Agronegócio, na tarde desta quinta-feira (9). Entre os temas tratados no painel, o destaque ficou para os desafios logísticos que o Governo do Estado enfrenta.
09/02/2023 - 18:10

O secretário de Planejamento do Estado, Guto Silva, esteve no Show Rural 2023, em Cascavel, e participou como convidado do painel Logística e Mobilidade para o Agronegócio, na tarde desta quinta-feira (9). Entre os temas tratados no painel, o destaque ficou para os desafios logísticos que o Governo do Estado enfrenta, visto que o agronegócio, e principalmente as cooperativas, dobram de tamanho a cada quatro anos, ou seja, um crescimento vertiginoso de quase 25% ao ano.

“O Estado acompanha esse crescimento e age para que o processo logístico não seja comprometido, exigindo que investimentos em infraestrutura acompanhem esse movimento que ocorre no Interior, incluída aí a expectativa de uma grande safra neste ano“, disse.

No centro está a questão rodoviária, com o novo plano de concessão, que prevê duplicações e terceiras faixas na região, num montante superior a R$ 50 bilhões em obras e tecnologias no Paraná. O modelo está sendo formatado em parceria com o governo federal, responsável pelo leilão.

Segundo ele, outras iniciativas do Governo do Estado têm recebido investimentos para melhorar a logística exigida pelo campo. “São muitas as frentes em que atuamos para eliminar os gargalos, desde a Nova Ferroeste, que vai otimizar o escoamento da produção, s investimentos que o governador anunciou para o porto, como o novo Moegão, que vai ampliar em mais de 30% a capacidade de carga e descarga de grãos em Paranaguá, a ampliação da Eletrovia e também a expansão da Rede Trifásica, com o trabalho da Copel”, afirmou.

Segundo Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário, da Nova Ferroeste, que também palestrou no painel, a região de Cascavel, onde ocorre o Show Rural, é determinante para o projeto da ampliação do modal ferroviário.

“Além das grandes empresas instaladas aqui e nas cidades vizinhas, o município vai ser o entroncamento dos ramais. Ou seja, tudo que circular pela Nova Ferroeste vai passar por aqui, transformando o Oeste do Paraná em uma grande central logística”, disse.

Ele também apresentou detalhes da Lei de Autorização Ferroviária, que vai permitir ao governo liberar a construção de ferrovias no Paraná mediante aprovação do projeto privado. “Esses trechos serão construídos e operados pelas empresas, então nesse formato elas vão poder conectar seu parque fabril ao traçado da Nova Ferroeste, o que vai reduzir ainda mais o custo logístico a médio e longo prazo”, explicou Fagundes.

MOMENTO – Outro destaque do painel ficou para a tecnologia aplicada ao agronegócio paranaense, que tem tido um rápido crescimento, turbinado pelo otimismo quanto à grande safra deste ano, pelo Paraná ter se tornado a quarta maior economia do país e estar em pleno emprego.

“Interessante observar jovens de todo o Paraná trazendo seus negócios para a feira, o que gera valor e é importante, visto que o agro é cada vez mais tecnificado, com uma mecanização profunda, incluindo via satélite, que traz resultado ao campo e irriga as médias e pequenas cidades paranaenses, que são a espinha dorsal da economia do Estado”, explicou Guto Silva.

A ideia, segundo ele, é seguir dando oportunidade para a população paranaense, cuidando do que é importante, para que se crie um ciclo virtuoso. “Queremos um longo período frutífero, alicerçado em energia, em economia verde, no agronegócio sustentável e sobretudo na formação de milhares de jovens vinculados a esse mercado de trabalho tecnológico voltado ao agro e a serviços, o que vai permitir ao Paraná seguir adiante", completou.

LANÇAMENTO – Alessandro Andrei Deuschle, presidente da Brasil Soberano, também participou do painel. Após as palestras, houve o lançamento oficial do Smart Agro Brasil, que visa promover uma mudança no paradigma da conectividade (5G no Agro), acelerando a transformação digital do agronegócio pela hiperconvergência de dados e informações, aliado à Inteligência Artificial.