Avança processo para reforma da histórica ponte de ferro entre Lapa e Campo do Tenente

Governo do Paraná vai investir R$ 3,9 milhões na recuperação estrutural da ponte metálica sobre o Rio da Várzea, na PR-427.
Publicação
28/10/2022 - 16:30

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou em Diário Oficial a homologação do resultado da licitação para reforma e recuperação estrutural da histórica ponte metálica sobre o Rio da Várzea, na PR-427, na divisa entre Lapa e Campo do Tenente, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Sul do Estado.

O investimento do Governo do Paraná será de R$ 3.911.083,31. A empresa Salver Construtora e Incorporadora LTDA. foi declarada vencedora e agora deve apresentar a documentação necessária para assinatura do contrato, seguido do plano de trabalho. Após a análise e aprovação do DER/PR, será emitida a ordem de serviço para estabelecer a data de início da reforma. O prazo será de 120 dias corridos para execução.

A recuperação estrutural da ponte de ferro, como é conhecida, exigirá que o tráfego seja totalmente interditado, tanto para veículos quanto para pedestres. Atualmente, apenas carros de passeio e caminhões de pequena carga podem atravessar a ponte metálica, que possui apenas pista única, exigindo a travessia de um automóvel por vez em cada sentido.

Para maior segurança dos usuários, o DER/PR instalará placas de advertência e sinalização, além de barreiras e cavaletes para impedir o acesso à ponte antes do início da reforma. A interdição será divulgada pelo órgão estadual com antecedência, assim que tiver uma data prevista.

“Essa é uma reforma necessária e muito aguardada pela população. É uma ponte ferroviária antiga que foi adaptada para receber o tráfego viário. Por isso, para segurança de todos, tanto da população quanto dos trabalhadores, teremos que interditar durante as obras. Mas essa recuperação vai beneficiar mais de 50 mil pessoas”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

DETALHES DA OBRA – O edital prevê a substituição do atual tabuleiro de concreto por um novo de gradil metálico, mais leve e exercendo menor pressão sobre a estrutura; limpeza, tratamento e pintura de todos os elementos metálicos em não conformidade; uma nova passarela sudoeste alargada; novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novo pórticos de proteção em suas entradas; tratamento da coluna inferior do primeiro encontro e da coluna central; substituição de toda a defensa metálica da ponte; e outros serviços de manutenção necessários.

GALERIA DE IMAGENS