Autoridades de países latino-americanos visitam o MON após agendas no Smart City

25/03/2022 - 17:20

Vereadores, prefeitos e secretários de cidades latino-americanas, membros do Onward Internacional e participantes do Smart City Curitiba 2022, visitaram o Museu Oscar Niemeyer (MON) na tarde desta sexta-feira (25). O encontro coroou com cultura a turnê que incluiu visitas ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, URBS e outros órgãos da administração pública municipal. A agenda está no âmbito do evento de inovação na Capital.

A comitiva, que teve como representante brasileiro o ex-vereador de Curitiba João Cordeiro (João do Suco), foi recebida pela diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e pela superintende-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Cordeiro contou que a Onward está completando 20 anos, com a missão de promover metodologias de desenvolvimento local sustentável. Ele também saudou a participação das mulheres na gestão pública paranaenses. “A Onward apresenta aos membros as boas práticas das cidades para que possam reproduzir nas suas, num aprendizado mútuo. E no aspecto cultural e de lideranças consolidadas, Curitiba é uma cidade-escola”, afirmou.

Luciana Casagrande Pereira ressaltou a vocação da capital paranaense para a arte. “Curitiba é a cidade do País onde as pessoas mais visitam museus e uma nas quais as pessoas mais leem,” ressaltou. Ela também apresentou o trabalho desenvolvido pela Superintendência da Cultura na gerência de diversos equipamentos culturais na cidade, na implementação de bolsas, no zelo com o patrimônio histórico e no acesso à cultura, seja com a democratização da arte ou com a Agência do Trabalhador da Cultura.

A visita iniciou no setor educativo do MON, passou pelas exposições da Ásia e a África, e terminou na mostra “Segredos”, dos artistas OSGEMEOS, na sala expositiva Olho.

A imponência do MON e a qualidade das exposições impressionaram os visitantes. O equatoriano Danilo Arostegui, vice-presidente da Onward, destacou as políticas públicas de Curitiba como exemplo para a América Latina. “Vincular inovação e cultura é sensacional”, disse.

“Estou encantado com esse intercâmbio tanto pelo potencial de desenvolvimento da cidade quanto pelas pessoas”, acrescentou Guilhermo Sanchez, funcionário do Poder Judiciário da Argentina.

SMART CITY – O Smart City Expo Curitiba se originou do mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona. O evento na capital paranaense é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil.

O congresso internacional conta com 95 palestrantes, de 10 países, e a feira reúne 50 empresas, que expõem soluções inteligentes para problemas urbanos. A programação encerrou nesta sexta-feira (25).