Após mais de 10 anos, Conselho Estadual do Esporte empossa novos integrantes

O Conselho Estadual do Esporte é retomado para ser o órgão consultivo da SEES e integrar o Sistema Esportivo Estadual após mais de dez anos. O objetivo é buscar o desenvolvimento de programas que promovam o fomento e a melhoria da atividade física, do esporte e do lazer esportivo para toda a população, e auxiliar no gerenciamento do Fundo Estadual do Esporte.
26/03/2024 - 15:50

Os novos integrantes do Conselho Estadual do Esporte (CEE) tomaram posse nesta terça-feira (26) em reunião realizada no Gabinete de Gestão Integrada (CGI) do Palácio Iguaçu. A solenidade contou com a presença do secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski; do diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos; do diretor de Esportes da Secretaria de Estado do Esporte, Cristiano Barros D’El Rei, e demais diretores da secretaria.

Na abertura da cerimônia, Wirbiski falou sobre a trajetória do esporte paranaense nos últimos cincos anos. “Encontramos certas dificuldades, perdíamos status e orçamentos. Hoje, me orgulho em dizer que o esporte do Paraná disputa a hegemonia do esporte brasileiro com São Paulo e Santa Catarina em títulos e relevância para os quadros nacionais”, afirmou. Ele também destacou o Proesporte e o Geração Olímpica e Paralímpica, com os maiores orçamentos da história.

O secretário comentou sobre o pioneirismo paranaense na implantação do Fundo Estadual do Esporte. “Quando nós vimos a Lei Geral do Esporte (LGE), quisemos que o Paraná desse exemplo e começamos a trabalhar nesse sentido”, complementou. Ele será utilizado para fomentar a formação e iniciação esportiva; incentivo ao esporte amador, lazer e esporte de participação; qualificação profissional de servidores públicos e membros da sociedade civil com atuação no esporte em suas diversas manifestações; e aprimoramento do esporte de rendimento.

Um dos conselheiros nomeados foi o professor Jackson de Almeida, coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza da Secretaria de Estado do Esporte e presidente da Federação do Desporto Escolar. “É uma honra fazer parte deste conselho, tendo em vista o trabalho de gestão esportiva que o Governo do Estado vem fazendo e que é exemplo em todo País. Isso contempla ainda mais a preocupação com a política pública voltada ao esporte”, afirmou.

A coordenadora dos Jogos Escolares, Márcia Tomadon, tomou posse representando os servidores da Paraná Esporte: “É uma honra fazer parte do Conselho Estadual, podendo colaborar na perspectiva de um futuro melhor para o esporte do Paraná, poder ajudar em um programa que possa promover a prática do esporte em todas as idades”, disse.

Confira a relação dos conselheiros nomeados:

1) Secretaria de Estado da Educação

Suplente: Lorana Schwantes

18) Paratletas

Titular: Victória Maria de Camargo e Barbosa

Suplente: Raphael Demostenes Cardozo.