Após investimentos, Hospital Regional do Litoral aumenta atendimentos na temporada

Do início da operação, em 17 dezembro de 2022 até o fim de janeiro, mais de nove mil pessoas receberam atendimentos no HRL. No ano passado, foram 7.228. Somente nas consultas ambulatoriais a unidade hospitalar teve registro de 2.281 pacientes, um incremento de 39% se comparado à temporada anterior, com 1.631 pessoas atendidas.
06/02/2023 - 17:20

O Hospital Regional do Litoral (HRL), unidade própria do Governo do Estado em Paranaguá, gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), registrou um aumento de 25% no número de pacientes admitidos em sua unidade durante o Verão Maior Paraná em relação ao mesmo período do ano passado.

Do início da operação, em 17 dezembro de 2022 até o fim de janeiro, mais de nove mil pessoas receberam atendimentos no HRL. No ano passado, foram 7.228. Somente nas consultas ambulatoriais a unidade hospitalar teve registro de 2.281 pacientes, um incremento de 39% se comprado à temporada anterior, com 1.631 pessoas atendidas.

No pronto socorro não foi diferente, de 3.889 para 4.806, um aumento de 25% de pessoas socorridas. Já nos internamentos, foi de 1.708 foi para 1.941, um acréscimo de 13%.

Referência no atendimento aos afogados, até o final de janeiro, o HRL recebeu também seis casos de pessoas que se afogaram na região do Litoral.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, as expectativas de aumento já eram previstas por conta do maior número de pessoas e melhor cenário epidemiológico da pandemia. “Com a baixa nos números da Covid-19 e consequentemente maior movimento, o aumento nos atendimentos de saúde está ocorrendo conforme previsto. Para tanto, além dos investimentos em novos equipamentos e reformas, a Sesa realizou um repasse de mais de R$ 9 milhões aos municípios, oportunizando maior agilidade nos atendimentos e na prestação de serviços do SUS”, disse.

Os investimentos foram direcionados para a contratação de equipes assistenciais especializadas, insumos, medicamentos e ambulâncias. Parte desse recurso é voltado também para ações de Vigilância Epidemiológica, como a melhoria da qualidade sanitária dos estabelecimentos e a prevenção da dengue e das síndromes respiratórias, como a Covid-19.

Os sete municípios da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná) e também municípios localizados na 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná) e na 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho (Carlópolis, Siqueira Campos e Ribeirão Claro) receberam o aporte para fortalecer e intensificar as ações e serviços de saúde durante o Verão Maior Paraná.

HRL – Para otimizar e diminuir o tempo de permanência do paciente no HRL durante a operação, só em 2022 o Governo do Estado investiu R$ 1,532 milhão na aquisição de equipamentos como mesa cirúrgica, bisturi eletrônico, perfurador ortopédico, aparelhos de ultrassom, monitores, doppler fetal e craniôtomo ao hospital, além de reformas das instalações da UTI neonatal e do centro obstétrico.

ATENDIMENTOS – No município de Pontal do Paraná, 14.546 pessoas compareceram no Pronto Atendimento (PA). Também houve atendimentos em Matinhos (13.756), Guaratuba (11.985), Morretes (3.174), Antonina (979), Ilha do Mel em Paranaguá (897) e Guaraqueçaba (281), totalizando 45.618 atendimentos realizados até o momento.

Em parceria com a Sesa, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), além de realizar patrulhamento preventivo sobrevoando as áreas de maior circulação em horários estratégicos, transportou 228 pacientes para atendimentos médicos, com o apoio das aeronaves. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro a 2.030 pessoas.

“O reforço com as aeronaves deixa o atendimento muito mais ágil em situações de emergência, nas quais o tempo de transporte de pacientes graves é crucial para salvar vidas. Por esse motivo um helicóptero e um avião estão sendo utilizados exclusivamente durante toda a temporada”, afirmou Neves.