Após duas novas fases em 2023, mil alunos da rede estadual ganham o mundo em janeiro

A maior edição do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo vai levar mil alunos para cinco países de língua inglesa, em um investimento de R$ 81 milhões, em 2024. É o maior programa de ensino em outro país da história do Estado.
22/12/2023 - 09:00

De acordo com o edital, alunos de todas as regiões vão embarcar nesta aventura. São 400 para o intercâmbio no Canadá, 250 para a Austrália, 250 para a Nova Zelândia, 50 para os Estados Unidos e 50 para a Inglaterra. Eles embarcam entre os dias 13 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, podendo ficar entre quatro e cinco meses no país de destino, estudando por um semestre nas escolas locais.

O investimento inclui os gastos com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e de saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800,00 mensais no período do intercâmbio.

É a realização de um sonho para o Gabriel Viveiros, de 15 anos, aluno do Colégio Estadual Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Filho de um agricultor e de uma dona de casa, ele tentava desde o ano passado uma oportunidade no programa, até que foi selecionado para estudar nos Estados Unidos.

“Eu sempre sonhei em ir para outro país, principalmente os Estados Unidos, para conhecer uma nova cultura, novas pessoas e um ensino diferente em outro lugar que não seja meu país natal”, disse. “No começo meu pai ficou um pouco apreensivo, porque vai ficar com saudade de mim, mas tanto ele, quanto minha mãe, ficaram muito felizes. Porque imagina você batalhar muito, e o fruto de anos de estudo assim é conseguir uma bolsa de graça em outro país, ainda mais para estudar. É uma oportunidade para poucos”.

Luana Banowski, de 15 anos, embarca rumo à Austrália. Aluna do Colégio Estadual Eugênio de Almeida, em São Mateus do Sul, no Centro-Sul do Paraná, ela não esconde a grande expectativa em relação ao intercâmbio. “Foi uma surpresa para mim e fiquei muito animada quando fui classificada. Estou me preparando, organizando os documentos, fazendo as aulas de inglês e muito ansiosa”, contou.

EDIÇÕES MARCANTES – Além dessa novidade, que contou com amplo processo seletivo ao longo do ano nos 399 municípios, baseado em uma soma de resultados educacionais dos alunos, 2023 foi especial para os 40 estudantes da rede estadual que participaram da primeira edição com foco no aprendizado da língua francesa, o Ganhando o Mundo França.

Eles embarcaram no dia 6 de novembro e permaneceram na França por cerca de um mês e meio, estudando na modalidade equivalente ao ensino médio. O investimento da Secretaria da Educação nesta edição foi de R$ 1,2 milhão.

"O idioma francês figura entre os mais estudados globalmente. Por isso, neste ano, promovemos o Ganhando o Mundo França, que viabilizou a oportunidade aos alunos da rede de também adquirirem proficiência em francês e explorar a cultura do país, o que certamente contribuirá para o futuro profissional e enriquecimento acadêmico, social e cultural destes meninos e meninas”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

O ano também ficou marcado pelo Ganhando o Mundo Professores, que viabilizou a oferta de intercâmbio profissional aos docentes da rede estadual em instituições de ensino no Canadá e na Finlândia, para aperfeiçoar a capacidade de ensino da língua estrangeira. 99 professores tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência: 75 no Canadá e 24 na Finlândia.

GANHANDO O MUNDO – O programa de intercâmbio foi criado pelo Governo do Estado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes em um mundo cada vez mais conectado, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio de outra língua.

O programa começou em 2022. Naquele ano, 100 estudantes passaram o primeiro semestre letivo no Canadá e outros 100 foram estudar na Nova Zelândia no segundo semestre. Desde então ele vem ganhando corpo e incentivando os alunos a estudarem cada vez mais para conquistarem as próximas vagas.