Após chegada em Curitiba, 30º Rally Transparaná se prepara para descer a Serra do Mar

Neste sábado (17), os participantes fazem o último trecho, entre Curitiba e Guaratuba. A largada será às 8 horas, partindo da Academia Militar do Guatupê e seguindo em direção à Praça dos Namorados, em Guaratuba.
16/02/2024 - 17:00

Os competidores da penúltima etapa da 30ª edição do Rally Transparaná chegaram a Curitiba nesta sexta-feira (16), por volta das 15h, partindo cedo do município de Castro, nos Campos Gerais. Foram percorridos em torno de 120 quilômetros.

A etapa anterior, com mais de 300 veículos que fizeram o trajeto de Guarapuava à Castro, durou mais de 10 horas e contou com um percurso de 420 quilômetros – foi a etapa mais longa em 30 anos de história da competição.

Liderci Lopes, vice-presidente do Jeep Clube de Curitiba, comenta que, mesmo com 300 veículos participando, a competição vem crescendo a cada etapa por conta da categoria cities, aberta para quem quer fazer apenas uma delas. “Só agora em Guarapuava a gente já agregou ao comboio mais 12 carros, e no sábado (17), descendo de Curitiba para Guaratuba, acredito que haverá mais uns 20 carros. O comboio só cresce, a festa vai ser muito boa, muito grande”, afirma.

De acordo com o diretor-geral de provas do Rally Transparaná, Vinicius Gunha, a etapa Castro-Curitiba foi muito especial. “É a mais difícil de todo o rally, sempre foi. Mas ainda tem mais uma etapa fantástica. O Transparaná superou as expectativas nessa edição comemorativa”, complementa.

O trajeto Castro-Curitiba também foi considerado muito desafiador pelo coordenador de Esportes a Motor da Secretaria estadual do Esporte (SEES), Eduardo Saçaki. “Muita chuva, muita trilha, muita erosão e muita pedra, mas isso faz parte da prova”, afirma.

Ele conta que o trajeto das motocicletas precisou passar por uma mudança de última hora. “Os organizadores percorreram todo o trecho e acharam alto o grau de dificuldade, com risco de alguns participantes caírem e terem muita dificuldade de poder levantar”, arremata.

ÚLTIMA ETAPA – Neste sábado (17), os participantes fazem o último trecho, entre Curitiba e Guaratuba. A largada será às 8 horas, partindo da Academia Militar do Guatupê e seguindo em direção à Praça dos Namorados. A premiação da etapa acontecerá às 18h30 e a geral do maior rally de regularidade do mundo a partir das 19h30. Os jipeiros e familiares também serão recebidos com o Festival da Família.

Os resultados das primeiras etapas estão AQUI. Confira abaixo o balanço da etapa Guarapuava - Castro:

CARROS 4X4

1.º - Tomaz Santos

2.º - Awilson Viana

3.º - Valdney Antonio Ito

TRANSPARANÁ – A competição, que é um tradicional evento esportivo no calendário paranaense, tem como objetivo principal mostrar as belezas naturais do Estado, incentivando e promovendo o esporte de aventura e o turismo local. Além disso, o Transparaná promove ações sociais e ambientais, e contribui para movimentar a economia das mais de 114 cidades incluídas no roteiro.

São diversas categorias participantes: Master, Graduado, Turismo e Light para carros 4x4 e Big Trail, Elite, Trail, Feminina e Maxi Trail para motos.

A disputa, que integra os Jogos de Aventura e Natureza (JAN), é uma promoção do Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, da Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, do Rally PR e da Tração e Emoção.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.