Amep capacita técnicos municipais em geoprocessamento para melhorar gestão urbana

Participam secretários municipais e técnicos das prefeituras das Regiões Metropolitanas do Paraná. Tatra-se de uma capacitação de introdução ao Geoprocessamento com QGIS, um software livre e gratuito de sistema de informação geográfica (SIG).
04/05/2023 - 07:40

Nesta quarta e quinta-feira (3 e 4), o Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná - Amep, realiza um curso de introdução ao Geoprocessamento com QGIS, um software livre e gratuito de sistema de informação geográfica (SIG). Participam secretários municipais e técnicos das prefeituras das Regiões Metropolitanas do Paraná. O objetivo é melhorar a capacidade de gestão das secretarias de planejamento urbano através do geoprocessamento.

Serão abordados temas como a análise de dados georreferenciados, produção de mapas temáticos municipais e o uso de ferramentas de automatização para análises geoespaciais. Além disso, os técnicos das prefeituras serão capacitados para manipular e alimentar dados no sistema de compartilhamento de informações online a ser criado no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI.

De acordo com o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, o curso é muito importante para a melhoria da gestão das prefeituras. “O geoprocessamento é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão nas políticas públicas. Com a capacitação dos técnicos municipais, as prefeituras terão mais facilidade de gestão territorial e poderão atender melhor às demandas da população", afirmou.

Cerca de 80 técnicos participam da capacitação feita pelos colaboradores da Amep, em um auditório da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), adaptado com computadores para que os alunos vivenciem na prática o uso dos softwares de geoprocessamento. Os participantes serão certificados pela Escola de Gestão.