Tecnologia, diversão e muito aprendizado marcaram a primeira exibição de drones do Colégio Estadual Professora Angelina AnnaMaria Cônsolo do Prado, em São José dos Pinhais. A edição inaugural do evento Drone-Tec Angelina ocorreu nesta quarta-feira (11) e reuniu mais de 200 pessoas no ginásio do colégio, localizado na Região Metropolitana de Curitiba.
Em um circuito desenvolvido pelos próprios estudantes, alunos da equipe de Robótica da escola conduziram drones por dentro de aros luminosos e em volta de obstáculos posicionados no chão. Um corpo de quatro jurados, formado por professores e apoiadores do evento, avaliou a performance dos alunos.
Desde o início do ano letivo, a presença de drones no ambiente escolar não é novidade. Duas vezes por semana, durante aulas de Robótica em contraturno, cerca de 30 alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental aprendem sobre operação e pilotagem de drones. O evento desta quarta-feira foi a oportunidade de mostrar a toda a comunidade escolar os aprendizados do período.
“O projeto foi criado para incentivar o interesse dos alunos pela área da tecnologia, um dos segmentos que mais cresce e emprega no mundo”, disse o professor de Robótica Maicon Tiago Claro, coordenador da iniciativa. “Ficamos felizes em aproximar os estudantes da rede pública de uma tecnologia de ponta, os despertando para o mundo tecnológico e, como diz o slogan do nosso evento, demonstrando que educação e tecnologia estão na mesma sintonia”.
A organização do Drone-Tec Angelina e a aquisição dos drones ocorreram em parceria com uma empresa local de tecnologia. Também apoiaram o evento o Colégio Estadual Anita Canet, o Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Sul (AMS), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Guarda Municipal de São José dos Pinhais.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – A ideia de trabalhar com drones em sala de aula surgiu em 2024, no Colégio Estadual Anita Canet, onde o professor Maicon também leciona. No decorrer do ano, os estudantes tiveram aulas explicando sobre a importância e as diferentes aplicações dos drones na atualidade. No final do período letivo, o professor organizou um evento em que os alunos puderam pilotar as máquinas pela primeira vez.
Neste ano, o professor assumiu aulas de Robótica também no Colégio Estadual Professora Angelina Anna Maria Cônsolo do Prado, onde expandiu o projeto. Além das aulas teóricas, os alunos puderam aprender, na prática, como funciona o processo de montagem, operação e pilotagem dos drones.
Segundo a diretora do colégio, Kellyn Baldan, a gestão escolar recebeu a ideia de implantar aulas de drone com surpresa e entusiasmo. “Eu mesma nunca tinha visto um drone de perto. Mas foi emocionante ver como os alunos ficaram animados para conhecer os drones desde o primeiro dia”, relatou. “Esse tipo de evento é importante para mostrar a força que a escola pública tem e as inovações que o Governo do Estado tem nos proporcionado, como as aulas de Robótica. Para os alunos, é um estímulo ao aprendizado, a vir para o colégio e a participar das aulas”, acrescentou.
O curso de Robótica exigiu dos alunos frequência e disciplina para a continuidade no projeto. Após a intensa preparação, os estudantes tiveram a oportunidade, nesta quarta-feira (11), de mostrar o que aprenderam e arriscar manobras no circuito de obstáculos.
“Na nossa primeira experiência, não sabíamos nem mexer no drone, mas com o tempo fomos melhorando e aprendendo a pilotar. O professor ensinou tudo. Eu gosto muito dessa parte de tecnologia”, contou Gustavo Portela, de 13 anos, estudante do 8° ano do Ensino Fundamental.
“No começo foi difícil porque eu ficava bem receosa de bater o drone, mas agora já estou me acostumando. Eu acho muito legal aprender coisas novas, e podemos usar isso para a vida. Se eu for trabalhar em uma empresa ou em algum lugar que precise de drones, eu já sei pilotar”, celebrou Amy Lemos, de 14 anos, aluna do 9º ano.
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Jullya Alves, de 15 anos, foi uma das estudantes engajadas nas aulas de Robótica do Colégio Estadual Anita Canet, também localizado em São José dos Pinhais, onde o projeto começou. Nesta quarta-feira (11), por meio da parceria entre as instituições, ela visitou o Colégio Angelina do Prado e ajudou na organização e na preparação dos drones.
“Nunca imaginei que eu aprenderia a pilotar um drone. É interessante porque, ao mesmo tempo em que estamos aprendendo, também estamos ajudando os outros. É uma experiência muito legal estar hoje em outro colégio e ver que os alunos mais novos estão gostando também”, afirmou a estudante, que cursa a 1ª série do Ensino Médio integrada ao curso técnico em Planejamento e Controle de Produção.
Centenas de estudantes lotaram as arquibancadas do ginásio e prestigiaram o evento, que ainda contou com música, show de luzes e LEDs – tudo preparado com apoio dos alunos. O Drone-Tec também recebeu professores, funcionários e apoiadores do evento, bem como pais e responsáveis dos estudantes.
“Eu sou um apaixonado pela tecnologia e essa é uma forma de engajar os nossos alunos. Isso mostra que o ensino público pode ser um ensino acessível e de qualidade”, completou o professor Maicon Tiago Claro.
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ROBÓTICA – A tecnologia é aliada da educação em toda a rede estadual do Paraná. Atualmente, mais de 160 mil alunos das escolas estaduais têm acesso a práticas de Robótica, que integra a grade curricular das escolas estaduais desde 2022. Já o componente curricular de Programação alcança cerca de 500 mil estudantes e soma mais de 1 milhão de atividades realizadas.
Conforme o secretário da Educação, Roni Miranda, os números mostram que a educação pública do Paraná está alinhada com as demandas do mundo do trabalho. “Inovação, ciência, robótica e programação fazem parte do dia a dia do estudante paranaense. Sabemos que o mercado de trabalho pede pessoas habilitadas e conscientes do impacto que a tecnologia proporciona. Nosso objetivo, enquanto Governo de Estado, é que a educação vá além da sala de aula e capacite os alunos para resolução dos problemas sociais e dos desafios globais da atualidade”, observou.