Agudos do Sul inaugura unidade de processamento de alimentos

Iniciativa visa ampliar a renda de pequenos produtores. Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, investiu R$ 129,7 mil no empreendimento.
06/09/2019 - 15:20

Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou na tarde desta quinta-feira (5) a primeira Unidade de Alimentos Minimamente Processados, espaço para promover o desenvolvimento e o crescimento econômico das famílias rurais, gerando emprego e aumento de renda.

O investimento é de R$ 129,7 mil, sendo R$ 127,2 mil repassados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e R$ 2,5 mil a contrapartida do município. Com a expectativa de beneficiar indiretamente 5 mil pessoas, o projeto é uma parceria da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária de Agudos do Sul e Região (Copasol), que tem 48 associados, e do Programa Agudos crescendo com você.

Por meio do Programa Mais Renda no Campo, do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Secretaria, o investimento garante agregação de valor aos produtos agrícolas e melhoria de renda dos agricultores familiares, com aquisição de veículo utilitário, equipamentos, sistema fotovoltaico e contratação de consultoria técnica.

COMUNIDADE - O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância da produção de alimentos de qualidade e elogiou a capacidade de organização da comunidade local. “No Paraná, temos 175 pequenas cooperativas da agricultura familiar, além das associações, dando as mãos para um propósito comum. O governo do Estado tem a possibilidade concreta de auxiliá-las. É importante ver Agudos do Sul fazer esta entrega, um aproveitamento racional dos alimentos. Agora é preciso planejamento e apoio técnico”, disse.

AÇÕES - Entre as ações que envolvem o projeto, estão diagnóstico e planejamento para levantamento de dados referentes à produção, transformação e comercialização de produtos da agricultura familiar; aquisição de veículo utilitário; aquisição de sistema fotovoltaico; aquisição de equipamentos para o escritório da cooperativa; aquisição de equipamentos de processamento e embalagem de produtos agrícolas; e aquisição de telhas de amianto.

COMO FUNCIONA – A Unidade de Alimentos Minimamente Processados inicia o atendimento no campo: uma equipe multidisciplinar da prefeitura, com agrônomos, veterinários e nutricionistas, visita as propriedades e identifica a demanda de consumo local. “Após a produção, o agricultor leva o excedente não comercializado para a Unidade, onde o alimento será minimamente processado”, explica a coordenadora do projeto Agudos crescendo com você, Lorena Teixeira da Luz. “Quanto mais eles produzirem, mais produtos teremos para beneficiar, e mais produtos com qualidade e rastreabilidade vamos levar para o consumidor final”.

De início, a principal destinação desses alimentos será a merenda escolar da Região Metropolitana. “Também podemos utilizar em ações sociais, hospitais, nos Armazéns da Família, em toda a rede municipal. Aquilo que seria matéria orgânica, hoje será minimamente processado”, completa a prefeita Luciane Maira Teixeira. A estimativa é que o projeto beneficie 150 pessoas diretamente.

PARCERIAS - A presidente da Copasol Sul, Aline Pasda, destacou o crescimento da cooperativa. “Temos evoluído muito dentro do projeto. Sem boas parcerias, nós, que somos pequenos, não conseguimos crescer. Mas, unidos, evoluímos muito rápido. É gratificante ter construído essa unidade de processamento, garantindo uma alimentação mais variada e colorida”, disse.

APOIO TÉCNICO – A Emater acompanhou o projeto desde o início. Foi necessário planejar a adaptação do prédio – que era uma escola desativada - , e promover parcerias e organização dos produtores, com levantamento de quais eram as hortaliças mais produzidas no município e que podiam ser direcionadas para a agroindústria.

“Agora, continuamos dando apoio. Alguns produtores estavam sem plantar por falta de recursos, e estão sendo reinseridos na agricultura”, explica a extensionista da Emater em Agudos do Sul, Midiam Silva Duarte.

MAIS RENDA NO CAMPO - O programa Mais Renda no Campo apoia o desenvolvimento de projetos técnicos propostos por organizações da agricultura familiar, capazes de promover a geração de renda e o desenvolvimento local. “O objetivo é reduzir a pobreza e as desigualdades sociais, ampliar e diversificar a produção e o acesso a alimentos de qualidade, com estímulo à produção orgânica”, explica a chefe do Desan, Márcia Stolarski.

PRESENÇAS - A cerimônia de inauguração também contou com a presença do chefe do Núcleo Regional de Curitiba, João Carlos Almeida; do gerente regional da Emater, Orival Stolf, e do deputado estadual Anibelli Neto, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná.