Agroindústria de Francisco Beltrão recebe certificação para comercializar em todo o Paraná

A Spader atua há 20 anos com cortes de frango e agora, com o selo impresso na embalagem, pode expandir seus negócios e ampliar as vendas.
10/03/2022 - 16:40

Mais uma agroindústria familiar paranaense está habilitada a comercializar a produção em todo o Estado. A Spader, que atua há 20 anos com cortes de frango em Francisco Beltrão, recebeu certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). Agora, com o selo impresso na embalagem, pode expandir seus negócios e ampliar as vendas.

A entrega aconteceu na quarta-feira (09) no Pavilhão da Agroindústria da Expobel 2022, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “O Susaf representa portas abertas do Paraná para quem tem qualidade. Parabenizamos nosso time local pelo trabalho junto à prefeitura. É um movimento de dinamização do esforço de trazer mais valor aos produtos do campo”, disse.

A família já desejava expandir a marca havia alguns anos. Com a adesão ao Susaf, poderá vender fora de Francisco Beltrão, onde a demanda pelo produto já era grande, segundo um dos proprietários, Alex Meyer. “Nós vemos isso como uma possibilidade de evoluir e levar a Spader para o Paraná”, contou.

A proprietária Luana Spader sempre trabalhou no frigorífico com os pais. No ano passado, assumiu os negócios e começou a batalhar pelo crescimento da indústria. “Aos poucos estaremos em todo o Paraná e, futuramente, quem sabe, em todo o Brasil”, disse.

A cerimônia contou ainda com a presença do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins, e do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

PROCESSO – O Susaf/PR, regulamentado em 2020 e implantado pela Adapar, é um programa destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. A exigência é que esteja cadastrado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). As prefeituras, por sua vez, precisam ter um Serviço de Inspeção bem estruturado. Francisco Beltrão foi a primeira cidade do Paraná a aderir ao Susaf, em 2020. Outros 10 municípios já aderiram ao programa.

“É uma ferramenta que permite que os estabelecimentos municipais, mesmo tendo seu registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), possam comercializar seus produtos em todo o território estadual, com a harmonização dos procedimentos de inspeção para garantir sanidade e segurança alimentar”, explicou a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Henning.

EXPOBEL – A chefe do núcleo regional da Seab em Francisco Beltrão, Denise Adamchuk, explicou que o Pavilhão da Agroindústria da Expobel é um local especial e simbólico para a entrega do certificado, mostrando o apoio do Estado às agroindústrias.

Ali, a Seab e suas vinculadas mantêm um espaço para Café Rural e uma unidade didática para capacitação de produtores com oficinas sobre alimentação funcional e aproveitamento de alimentos, entre outros que integram a programação do evento, que segue até 13 de março.

“Esse local ajuda a abrilhantar o nosso trabalho, é uma vitrine para ajudar os produtores na comercialização. E o Susaf foi muito importante para abrir a fronteira aos municípios”, completou.