Agência do Trabalhador de Curitiba é homenageada pela Alep por seu papel social e econômico

Homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná marca os 45 anos de fundação da primeira agência do trabalhador do Paraná, criada em 1978. Unidade encaminhou milhares de profissionais ao mercado de trabalho e presta muitos outros serviços.
Publicação
28/06/2022 - 17:40

Confira o áudio desta notícia

O papel social e econômico da Agência do Trabalhador de Curitiba, que em 2022 completa 45 anos, motivou a homenagem da Assembleia Legislativa, com a distinção de Menção Honrosa, nesta semana. Desde sua instalação, milhares de profissionais foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Criada em 1978, vinculada à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, a Agência do Trabalhador de Curitiba foi a primeira do Paraná e é uma das principais entre as 216 unidades do Estado.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho enfatizou que o Paraná é um dos que mais geram empregos. “Somos destaque nacional no encaminhamento de profissionais para as empresas através das Agências do Trabalhador. Isso tem sido fundamental em um momento de retomada econômica no pós-pandemia e reforça ainda mais a vocação da população paranaense para o trabalho”, disse.

A Agência do Trabalhador da Capital, neste período pós-pandemia, tem registrado diariamente uma média de 300 intermediações de mão de obra, 150 habilitações de seguro-desemprego, 30 atendimentos a pessoas com deficiência, 50 acompanhamentos de vagas (por telefone, e-mail e presenciais), 60 atendimentos para abertura de vagas e 10 atendimentos para microcrédito. Antes da pandemia, havia uma média de 1.000 atendimentos diários.

A proposta de homenagem partiu do 1º secretário da Alep, deputado Luiz Claudio Romanelli.

SERVIÇOS PRESTADOS – As Agências do Trabalhador do Paraná oferecem uma gama de serviços. Entre eles, a intermediação de mão de obra, o seguro-desemprego, treinamentos, o Programa de Apoio a Pessoa com Deficiência, convocação de candidatos para preenchimento efetivo de vagas com perfis específicos, além de intermediar estágios e vagas que demandam curso de qualificação ou experiência profissional específica.

Também estão no rol de ações a emissão de Cartas de Encaminhamento para entrevistas, orientações profissionais, palestras de empregabilidade, parceria com empregadores para captação ativa de vagas, realização de mutirões de emprego e de seguro-desemprego e participação em ações sociais.

GALERIA DE IMAGENS