Adrianópolis recebe R$ 7,6 milhões para obras de pavimentação urbana

Editais de autorização para licitação das obras foram encaminhados pela Secretaria das Cidades à prefeitura do município. São dois projetos, ambos para melhorar a Rua Januário Plaster Trannin, uma das principais de Adrianópolis.
23/03/2023 - 17:30

Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba, com 5.857 habitantes (IBGE,2020), está autorizada a iniciar dois projetos de pavimentação, que somam R$ 7,65 milhões. Os editais de autorização para licitação das obras foram encaminhados pela Secretaria das Cidades à Prefeitura.

“É um grande investimento para a cidade. Esse montante destinado à qualificação asfáltica vai trazer segurança, qualidade de vida ao morador, ajudar na geração de emprego, estimular o comércio, ajudar no dia a dia do município”, afirmou o secretário Eduardo Pimentel.

A Rua Januário Plaster Trannin, uma das principais da cidade, será contemplada. A implantação de asfalto novo será de R$ 2,69 milhões, viabilizado com recursos do Programa de Transferência Voluntária. Outros R$ 2,40 milhões são do Tesouro do Estado, sem a necessidade de o município devolver. Os R$ 293,8 mil restantes correspondem à contrapartida municipal.

O projeto, abrange 10.756,12 metros quadrados (equivalente a 1.300 metros lineares) e inclui serviços preliminares, terraplenagem, base e sub-base, revestimento, meio-fio e sarjeta, além de serviços de urbanização, sinalização de trânsito e drenagem.

O segundo edital libera a contratação de obra até o limite de R$ 4,96 milhões para a pavimentação de 18.462,80 metros quadrados da mesma via, o que inclui todos os serviços complementares. Na composição financeira que viabiliza a obra estão R$ 4,73 milhões pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e R$ 225,3 mil de contrapartida municipal.

MAIS AÇÕES Há, ainda, em Adrianópolis, outros três projetos, todos pelo Programa de Transferência Voluntária, aprovados via Secretaria das Cidades e em execução. Juntas, essas ações viabilizam a aquisição de equipamentos rodoviários: dois caminhões caçamba basculantes 6x4 (valor de R$ 649,90 mil); dois veículos para o transporte de passageiros, tipo van, com capacidade para 16 passageiros cada (valor de R$ 263 mil); e um automóvel sedan para cinco passageiros (R$ 95,53 mil).