90% dos municípios do Paraná aderem ao PlanificaSUS para aprimorar serviços de saúde

Inicialmente, o programa havia sido implantado apenas na 4ª Regional de Saúde, em Irati. Desde 2019, várias atividades foram realizadas na região e obtiveram sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Após dois anos, o PlanificaSUS chega agora a 361 municípios.
12/11/2021 - 18:10

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana a expansão do programa PlanificaSUS para todo o Paraná, com a capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária de 21 Regionais. O objetivo do encontro é aprimorar os serviços para avançar na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada, garantindo qualidade nas ações para a população.

Nesta 1ª etapa, realizada na Escola de Saúde do Paraná, foi possível fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde, além de mostrar aos participantes a importância da integração das equipes que atuam nos serviços de APS, Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

Inicialmente, o programa havia sido implantado apenas na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado. Desde 2019, várias atividades foram realizadas na região e obtiveram sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Após dois anos, o PlanificaSUS chega agora a 361 municípios, quase totalidade do território paranaense (90,4%).

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância desse novo desafio e agradeceu a adesão dos municípios envolvidos no projeto. “É muito gratificante ver a participação de todos, com empenho e ânimo para a nova fase do pós-pandemia. Teremos de recomeçar, reorganizar a Atenção Primária e Especializada: os que tiveram Covid-19, os diabéticos, hipertensos, as vacinas atrasadas, além da saúde mental, entre outras fragilidades e doenças, que precisam de todo nosso esforço”, afirmou.

“A capacitação e participação dos tutores regionais permitem a expansão imediata da metodologia da planificação para todas as regiões do Paraná, garantindo inclusive a reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde no pós-pandemia. Nosso foco agora é organizar o cuidado principalmente às pessoas com problemas crônicos, aos idosos e àquelas que mais precisam”, enfatizou Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do projeto no Paraná.

PROGRAMA – O PlanificaSUS foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS). É composto por etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais.

PRESENÇAS – Além dos representantes das Regionais de Saúde, também estiveram no encontro Marcelo Hagebock Guimarães, presidente do Conselho Estadual de Saúde; Giorgia Luchese, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems); Daniela Cavalcante, diretora-geral do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), além de representantes da Diretoria da Sesa.