57 candidatos participam do vestibular para pessoas com deficiência da UEM

Gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h desta segunda (28) e o resultado em 20 de abril.
28/03/2022 - 11:00

O 1º Vestibular para Pessoas com Deficiência (PCD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) transcorreu normalmente na tarde deste domingo (27). Dos 68 inscritos, 57 realizaram a prova. O gabarito provisório das questões objetivas será divulgado às 15h desta segunda-feira (28) em www.vestibular.uem.br e o resultado sai no dia 20 de abril.

O vestibular seguiu rigorosos protocolos de biossegurança nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Nesta primeira edição são ofertadas 189 vagas suplementares para ingresso no ano letivo de 2022, previsto para iniciar no segundo semestre.

O Vestibular PCD da UEM cumpre a Lei Estadual 20.443/20 e a Resolução 41/21 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que garantem o ingresso desse público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. No caso da UEM, as oportunidades abrangem mais de 70 graduações presenciais.

O estudante com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais pode, no ato da matrícula ou no decorrer do curso na UEM, solicitar auxílio junto ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), cuja atuação ocorre em conjunto com as coordenações dos cursos de graduação. O programa está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Os principais serviços prestados pela equipe do Propae são: adaptação curricular e de recursos, como impressões em Braille ou em fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a acadêmicos cegos ou em situação de deficiência visual; tempo estendido e espaço físico para realização de avaliações; mediação pedagógica específica: tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e monitoria especial. Para mais informações, enviar e-mail para sec-propae@uem.br.

PAS - O Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021 da UEM também foi realizado neste domingo (27). Dos 23.848 inscritos (11.342 na etapa 1; 6.880 na etapa 2; e 5.626 na etapa 3), 20% não fizeram as provas, o que corresponde a 4.769 abstenções.

Nesta segunda-feira (28), às 15h, sai o resultado do gabarito provisório e estará aberto o período de recursos. O resultado da Etapa 3 será publicado em 20 de abril, a partir das 10h, no site www.vestibular.uem.br. Já os resultados das etapas 1 e 2 do PAS estarão disponíveis no dia 20 de maio.

Entre as oportunidades para fazer um dos mais de 70 cursos de graduação da UEM, 747 vagas são destinadas aos candidatos aprovados na etapa 3 do PAS 2021, composta por 19 questões de Conhecimentos Gerais, 7 de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, 4 de Língua Estrangeira e 10 de Conhecimentos Específicos, além da Redação, que solicitou um texto argumentativo sobre o aumento da ingestão de álcool entre adolescentes, com o intuito de auxiliar no enfrentamento do problema, discutido durante uma palestra escolar com uma psicóloga.