40 servidores da Portos do Paraná participam de capacitação da Fundación ValenciaPort

Programa de formação em gestão estratégica de portos é oferecido em conjunto com a Fundación ValenciaPort, instituição espanhola que é referência mundial no setor. Os 40 portuários selecionados trabalham em diferentes atividades, nas áreas administrativa e operacional.
Publicação
24/04/2023 - 16:40

Confira o áudio desta notícia

Funcionários da Portos do Paraná participam a partir desta segunda-feira (24) do programa de formação em gestão estratégica de portos, oferecido em conjunto com a Fundación ValenciaPort, instituição espanhola que é referência mundial no setor. Os 40 portuários selecionados trabalham em diferentes atividades, nas áreas administrativa e operacional.

“Estamos fortalecendo nosso quadro, investindo em qualificação e formação. Acreditamos que um porto mais eficiente só é possível com profissionais de excelência. Participamos das três edições do Master em Logística Portuária oferecido em conjunto com a Universidade Politécnica de Valência, além de termos alunas em cursos nos portos de Le Havre e Israel”, destacou o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

Esta é a primeira edição de um curso in company, um modelo de capacitação personalizado que trabalha os pontos específicos que a Portos do Paraná deseja focar. “Este programa é parte da nossa cooperação com a Fundación Valenciaport e tem a intenção de oferecer técnicas, ferramentas, habilidades e conhecimento específicos para as nossas necessidades”, completa.

As aulas serão divididas em dois módulos, em abril e em junho. No primeiro, serão abordados temas como cadeia logística, relação com comunidade portuária, transição energética, boas práticas ambientais e gestão de talento humano.

No segundo, os alunos receberão os conteúdos de gestão estratégica, planificação portuária, gestão de sistemas, tecnologia da informação, relação porto-cidade e responsabilidade social dos portos.

Para o diretor de negócio internacional da Fundación ValênciaPort, Miguel Garin, o Paraná sai na frente ao investir na qualificação dos seus funcionários. “Ter uma equipe altamente qualificada é um diferencial de mercado e uma vantagem competitiva. Capacitar as equipes permite que elas tomem melhores decisões e assumam os desafios do futuro. Não existe porto inteligente sem pessoas inteligentes”, ressalta.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Pessoal da empresa pública, Henrique Pires, o curso dá continuidade ao projeto de capacitação dos funcionários. “A intenção é ter um corpo de servidores com conhecimentos de mercado, com troca de experiências com portos que são referências mundiais. A escolha dos servidores se deu com base no perfil em gestão, que já participam de comissões e projetos chave”, conta.

A maioria dos funcionários participantes é de concursados e metade das vagas foram ocupadas por mulheres. “Eu me senti reconhecida e estou super motivada para aplicar estes conhecimentos no meu cotidiano. È importante ter essa visão não só de Paranaguá, mas do que tem sido feito nos outros portos do mundo”, avalia Rubia do Rosario, agente portuária que atua na Diretoria de Engenharia e Manutenção.

GALERIA DE IMAGENS