36 idosos cursam diferentes cursos de graduação na Unespar

27/10/2022 - 16:40

O número não é tão significativo, são apenas 36 idosos, com idade entre 60 e 75 anos, fazendo um curso de graduação distribuídos pelos sete câmpus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Por outro lado, a cada ano, mesmo que de forma tímida, esse número aumenta. Em 2018, havia 21 idosos matriculados. Em 2019 eram 20. Desde então houve evolução: em 2020 esse número cresceu para 23 idosos, em 2021 para 29 e em 2022 para os atuais 36 estudantes.

O grupo de idosos representa 0,4% do total de alunos matriculados em cursos de graduação da Unespar. Entre os longevos, o gênero feminino é maioria. São 20 mulheres e 16 homens.

Eles estão matriculados nos cursos de Museologia de Curitiba I/Embap (cinco estudantes), História de Paranaguá (quatro), Artes Visuais de Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP (quatro), Música de Curitiba II/FAP (três), Matemática de Paranavaí e Paranaguá (três), Serviço Social de Apucarana (dois), Administração de Paranaguá e Apucarana (dois), Engenharia de Produção de Paranaguá (dois), Direito de Paranavaí (dois), Letras de União da Vitória e Paranaguá (dois), Musicoterapia de Curitiba II/FAP (um), Pedagogia de Paranaguá (um), Filosofia de União da Vitória (um), Turismo e Negócios de Apucarana (um), Canto de Curitiba I/Embap (um), Teatro de Curitiba II/FAP (um) e Escultura de Curitiba I/Embap (um).

São várias portas de entrada para os idosos concorrerem a uma vaga na universidade. A maioria (25) ingressou pela aprovação no vestibular regular, sete entraram ocupando vagas remanescentes, três com nota do Enem e um deles entrou selecionado em vagas próprias especiais.

O coordenador do Programa Unespar 60+, que reúne projetos voltados à pessoa idosa, professor Sebastião Cavalcanti, entende que o/a idoso/a encontra na universidade o espaço para troca de experiências e para compartilhar novos conhecimentos. “São espaços muitas vezes desafiadores, mas com dedicação e esforço eles vencem as dificuldades e inspiram a nossa comunidade acadêmica”, assegura.

Ciente do aumento da expectativa de vida e defendendo a importância de oferecer um espaço que absorva idosos, o professor espera que cada vez mais a Unespar abra espaço para a participação da pessoa idosa e também para inclusão do tema "pessoa idosa" nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. "As histórias de vida dos estudantes da melhor idade se completam com as dos demais e contribuem para a construção de novas histórias”, disse.

EXTENSÃO – A Unespar também oferece projetos de extensão à comunidade, incluídos os idosos. A universidade tem cursos voltados a quem tem mais de 60 anos, com uma proposta diferenciada de atendimento às principais demandas dessa faixa etária nas mais diferentes áreas. Todos integram o Programa Unespar 60+. São eles:

Faculdade da Terceira Idade (FATI) – câmpus de União da Vitória.

Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI) – câmpus de Curitiba II/FAP | Mais informações: uapi.curitiba2@unespar.edu.br.

Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) e UNATI/Litoral (Pontal do Paraná) – câmpus de Paranaguá | Informações AQUI.

Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) – câmpus de Paranavaí | Mais informações: maria.costa@unespar.edu.br.

Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) – câmpus de União da Vitória | Mais informações: (42) 3903-3808.

Centro de Apoio do Desenvolvimento dos Idosos (CADI) – câmpus de Campo Mourão | Mais informações: divania.rodrigues@unespar.edu.br.