20ª Semana Nacional de Museus: confira a programação das instituições do Estado

Entre os dias 16 a 22 (segunda-feira a domingo) haverá atividades especiais, como exposições, palestras e oficinas, além de discussões acerca do tema desta edição, que é “O poder dos museus”.
Publicação
13/05/2022 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Na 20ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 22 de maio (segunda-feira a domingo), as unidades pertencentes ao Estado participam da programação, incluindo atividades e discussões acerca do tema da edição, que é “O poder dos museus”.

Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento reforça a importância dessas instituições, que possibilitam ações de cultura, pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, inovação tecnológica, entre outras demandas potencializadoras do alcance social dos museus. Essas diretrizes são parte do conceito “memória e cidadania”, direcionado pela Política Nacional de Museus (PNM), desde 2003. Na programação estão exposições, palestras e oficinas.

No Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) acontece o Finissage, evento que encerra uma mostra de arte da exposição “Dois Tempos, Um Mesmo Olhar”. Trazendo uma conversa entre Alexandre Frangioni – artista que contrasta e complementa suas obras com Alfredo Andersen, dá nome ao museu – e a curadora de arte, Adriana Rede.

Além disso, na próxima semana, Marafigo, artista plástico residente do Andersen, coloca sua obra na mochila e a leva para o município de Telêmaco Borba, no Museu Histórico Municipal, onde vai expor “Iluminuras: uma poética do cotidiano”.

Quem passar em frente ao Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) durante a semana poderá conferir as apresentações do “Música na Sacada”, evento que reunirá quase 20 artistas, de segunda a sábado, na sacada do museu. Os shows têm início marcado para as 13h, com repertórios de 20 minutos que vão da Bossa Nova ao Jazz. Além das apresentações, o MIS-PR promoverá a Visita Guiada Noturna, na terça-feira (17), às 18h30.

O espetáculo de dança Jardim Noturno, do Laboratório Siameses, será remontado no sábado (21), às 19h, em uma nova versão para o Museu Paranaense (MUPA). Trata, metaforicamente, do florescimento dos vegetais, de sua história secreta, misteriosa e sutil. Jardim Noturno é também uma instalação rizomática em que a performance adentra o espaço, como plantas retomando seu domínio sobre a urbanidade esvaziada e revelando sua história encoberta.

O espetáculo explora o movimento mínimo, fragmentado, estilhaçado, como se assim honrasse cada célula do corpo separadamente. A apresentação encerra o Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”.

No Museu Oscar Niemeyer (MON), a programação para a 20ª Semana Nacional de Museus vai envolver quatro atividades, entre terça e sexta-feira (17 e 20). Os visitantes podem participar de mediações, oficina e palestra. As atividades são gratuitas. Todos podem participar, mediante inscrição.

Serviço:

Museu Casa Alfredo Andersen

TALK - DOIS TEMPOS, UM MESMO OLHAR

Dia 19, às 19h 

Rua Mateus Leme, 336 – Centro

http://www.mcaa.pr.gov.br/

ILUMINURAS: UMA POÉTICA DO COTIDIANO

Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba. das 8h às 11h30 – 13h 

De 16 a 18 de maio, das 8h às 11h30 – das 13h às 17h30

Entrada franca

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

MÚSICA NA SACADA

De 16 a 21, às 13h

Entrada franca

R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro

VISITA GUIADA NOTURNA

Dia 17, às 18h30

Entrada franca

Museu Oscar Niemeyer

Dia 17/5, das 14h às 15h30

Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAfrica  

Oficina especial 20ª Semana Nacional dos Museus – As Formas da Fauna: Criação de Máscaras

Dia 18/5, das 14h às 16h

Inscrição: bit.ly/SNMoficinaAfrica

Palestra Afinidades, com Fernando Canalli – Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem

Dia 19/5, das 10h às 12h

Inscrição: bit.ly/SNMpalestraAfinidades

Mediação na exposição Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses

Dia 20/5, das 14h às 15h30

Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAsia

Atividades presenciais e gratuitas

R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Museu Paranaense (MUPA)

JARDIM NOTURNO

Dia 21 de maio, às 19h

Entrada gratuita

Rua Kellers, 289, São Francisco

GALERIA DE IMAGENS