Viaje Paraná já impactou mais 12,9 mil profissionais do turismo desde 2024

12/05/2025
O Viaje Paraná já capacitou mais de 12 mil e 900 agentes de viagens e profissionais do turismo desde janeiro do ano passado até maio deste ano. Só em 2025, mais de 3 mil e 500 pessoas participaram de eventos pelo Brasil, e outras mil e 480 estiveram em convenções no Paraná. O número já representa 61% do total registrado em 2024, quando cerca de 8 mil profissionais foram alcançados. A meta é receber mais de 5 mil e 300 agentes em 10 convenções ao longo deste ano. As ações, promovidas pelo Governo do Estado, mostram as belezas naturais, a gastronomia e os atrativos turísticos do Paraná. O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destaca a importância dos agentes de viagens. // SONORA IRAPUAN CORTES //

Além das convenções, o Viaje Paraná realiza treinamentos dentro de outros eventos. Um deles foi da CVC, em São Paulo, com mais de mil e 800 colaboradores e a presença do governador Ratinho Junior. Em 2025, o órgão também esteve em ações da EHTL, Panrotas, Meeting Corporativo e outras, ampliando parcerias com empresas do setor. Empresários apontam resultados positivos das iniciativas. Em março, a Schultz Operadora reuniu cerca de 500 profissionais em Curitiba, promovendo destinos como a capital, Foz do Iguaçu e Morretes, além de incluir atrações como a Zombie Walk em pacotes para 2026. Quem destaca os impactos da ação é o CEO da Schultz, Aroldo Schultz. // SONORA AROLDO SCHULTZ //

Das quatro convenções já realizadas no Estado, uma foi em Curitiba, da Schultz. As outras três foram em Foz do Iguaçu, promovidas pelas operadoras Abreu, Visual com Rextur e BWT. Foz é um dos principais destinos de turistas estrangeiros no Brasil. A cidade ajudou a colocar o Paraná como o terceiro maior ponto de entrada de visitantes de fora em 2024, com mais de 914 mil pessoas. É onde ficam as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. O diretor de Operações do Viaje Paraná, Marcelo Martini, fala sobre o papel de Foz para o turismo estadual. // SONORA MARCELO MARTINI //

O Viaje Paraná também tem promovido o Estado em eventos internacionais ao longo de 2025. Já participou de feiras na América do Sul, América do Norte e Europa, como a FITUR, em Madri, e a Vitrina Turística da ANATO, na Colômbia. No México, o foco foi atrair turistas em cidades como Guadalajara e Monterrey. Em Miami, nos Estados Unidos, o Estado apresentou os resultados das temporadas de cruzeiros em Paranaguá. (Repórter: Gabriel Ramos)