Vacinação contra a Covid-19 avança e Paraná chega a mais de 12 milhões de doses aplicadas

17/09/2021
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná atingiu uma marca importante nesta sexta-feira. O Estado chegou a 12.158.359 de doses aplicadas, avançando no processo iniciado em janeiro. São aproximadamente 7 milhões e 700 mil primeiras doses, D1, 4 milhões segundas doses, D2, divididas entre os imunizantes da AstraZenca, Pfizer e CoronaVac, e 322.270 doses únicas, DU, essas exclusivamente com a Janssen. Os números são do Vacinômentro nacional, ferramenta administrada e atualizada pelo SUS, Sistema Único de Saúde.
Ainda de acordo com o painel, o Paraná alcançou 8.095.392 pessoas imunizadas com D1 ou D2, ou 92,8% do público-alvo, aqueles com 18 anos ou mais, grupo estimado pelo Ministério da Saúde em 8.720.953, a meta do Governo do Estado é chegar a 100% até o fim deste mês.
A atualização revelou, também, que 4.385.237 paranaenses completaram o ciclo vacinal, ou seja, receberam as duas aplicações ou aplicação única. O quantitativo equivale a 50,2% da população vacinável. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que o Paraná sempre foi referência em ações de imunização e contra a Covid-19 não é diferente, com uma programação mais constante de envio de vacinas por parte do governo federal, aumenta o número de imunizados. //SONORA BETO PRETO//
Ele lembrou que o Paraná vem quebrando recordes consecutivos durante a campanha. Os dados do vacinômetro nacional apontam que agosto foi o mês em que o Estado aplicou mais vacinas contra a doença desde o início do processo. Foram 2.779.756 doses administradas neste período. Este é o terceiro mês consecutivo que o Paraná bate recordes em aplicações.
Em setembro, até o momento, foram outras 1.064.770 doses, entre D1 e D2 mais DU. Beto Preto reforçou o pedido para a população procurar os postos de saúde e buscar a vacinação. //SONORA BETO PRETO //
Nesta quinta-feira, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde mais 324.930 vacinas contra a Covid-19. São doses do imunizante AstraZeneca e da Pfizer, todas de segunda dose, para completar o esquema vacinal da população com idade entre 40 e 59 anos e de alguns grupos prioritários.
Em números absolutos, os municípios que mais administraram as vacinas contra a Covid-19 foram Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.
Proporcionalmente à população, segundo o Ranking da Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde, a cidade que mais avançou na aplicação de primeiras doses é Maringá, com 98,64% da população vacinada, seguida por Floresta, Pontal do Paraná, Toledo e Matinhos.  Já em relação às segundas doses, os destaques são: Esperança Nova, Pontal do Paraná, Sulina, São Manoel do Paraná e Maringá. (Repórter: Flávio Rehme)