Universidade Estadual de Maringá inicia nesta segunda-feira calendário acadêmico das graduações presenciais

09/08/2021
Começou nesta segunda-feira o calendário de atividades das graduações presenciais da UEM, Universidade Estadual de Maringá referentes ao ano letivo de 2021. Devido à pandemia, o último ano letivo foi de 17 de agosto de 2020 até 29 de maio de 2021, o que adiou o início do atual ano letivo. Neste ano, a UEM recebe 2.610 ingressantes, somando os estudantes que se matricularam pelo Vestibular 2020 e pelo Processo de Avaliação Seriada de 2020.
Este é o primeiro ciclo acadêmico desde a implantação do sistema de cotas para negros, as quais representam 20% das vagas ofertadas pelo vestibular. Além disso, são mantidas em igual proporção as cotas sociais.
Novamente a universidade vai começar as aulas em regime de ensino remoto emergencial, utilizando ferramentas tecnológicas para proporcionar a comunicação entre professores e estudantes, uma vez que ainda vigoram no país medidas restritivas.
O primeiro semestre do ano letivo de 2021 termina em 15 de dezembro. O segundo semestre está previsto para começar no dia 10 de janeiro de 2022 e terminar em 14 de maio. Sobre a retomada das aulas presenciais, vai depender das condições dos municípios nos quais estão instalados os câmpus universitários. As graduações da área da Saúde passam a ter práticas profissionalizantes presenciais. A universidade possui uma comissão em andamento, a qual avalia as possibilidades de retorno gradual às aulas presenciais, levando em conta fatores pedagógicos, estruturais e sanitários.



Mesmo em meio às adversidades enfrentadas, as universidades públicas têm apresentado constantes melhoras, o que pode ser observado pelo maior reconhecimento em pesquisas e rankings nacionais e internacionais. A UEM, é uma das que têm liderado esta tendência; um ranking internacional publicado recentemente  coloca a universidade dentre as melhores instituições de ensino de toda a América Latina. (Repórter: Flávio Rehme)