Universidade Estadual de Londrina lança guia técnico sobre estudantes privados de liberdade

25/08/2021
A Universidade Estadual de Londrina, UEL, lançou um documento com o título Guia Técnico – O que precisamos saber sobre a presença de estudantes privados de liberdade na UEL?. O documento foi desenvolvido pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Estudantes com Privação de Liberdade, da Pró-reitoria de Graduação. Os trabalhos são desenvolvidos desde agosto do ano passado.

A UEL recebe estudantes privados de liberdade desde 2014 e teve 21 presos aprovados no Vestibular 2021. Atualmente, são 41 estudantes com matrícula ativa, em 16 cursos de seis Centros.

O Guia conta com diversas informações, destinadas à comunidade universitária, sobre a realidade da população carcerária brasileira e de estudantes privados de liberdade, além de orientações à comunidade da UEL e um glossário com termos jurídicos.

Para a pró-reitora de Graduação da UEL, professora Marta Favaro, o Guia dá visibilidade ao trabalho da Comissão e marca mais uma ação importante no programa de inclusão da UEL.// SONORA MARTA FAVARO.//

O diretor-geral do Depen, Francisco Caricati, afirma que a iniciativa da UEL é mais uma oportunidade para o preso buscar o ensino superior, ajudando na sua reinserção na sociedade.

Um dos destaques do Guia é a apresentação das 10 principais dúvidas em torno da presença dos estudantes privados de liberdade que frequentam a UEL. Grande parte é formada por estudantes, mas nem todos. O documento também trata dos deveres e direitos das pessoas presas no ensino superior.

De acordo com informações do Depen Nacional, o Paraná está em quarto lugar no ranking nacional em número de presos estudando. Dados do Departamento Penitenciário do Paraná apontam que nos estabelecimentos penais do Paraná 11 mil 958 presos estavam estudando, cerca de 55,65%. Já nas Cadeias Públicas eram mil 148, 11,37%.

Mais informações sobre o guia produzido pela UEL acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)