Trabalho do IDR-Paraná e a produção orgânica de frutas são modelos para outros estados

13/08/2021
O modelo do Instituto de Desenvolvimeto Rural do Paraná-Iapar-Emater, o IDR-PR e o trabalho voltado à produção de frutas orgânicas são modelos para outros estados. Uma equipe da Empaer, Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural veio a Curitiba conhecer o planejamento para a criação do Instituto e, simultaneamente, no Interior, o processo para certificação de produtos orgânicos era apresentado à Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Agraer, do Mato Grosso do Sul.
Na Capital, a equipe da Empaer foi recebida pelo presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza e diretores.
Composta pelo presidente da Empaer, Ronaldo Loffi, a equipe de Mato Grosso conheceu toda a estrutura e a metodologia de trabalho no Paraná. E deve levar como base para criar um projeto de reestruturação da empresa para apresentar ao Governo do Estado.
A diretora de pesquisa do IDR-Paraná, Vania Moda Cirino, apresentou o trabalho de pesquisa do Instituto por videoconferência. Falou sobre o desafio para levar cada vez mais inovação ao campo e, assim, contribuir para o desenvolvimento rural do Paraná.
A reunião foi finalizada pelo diretor de Gestão Institucional do IDR-Paraná, Diniz D’Oliveira, que abordou todas as ações administrativas para gerar economia e fazer o trabalho do Instituto cada vez melhor.
A visita da equipe de pesquisadores da Agraer foi no campo. Técnicos do IDR-Paraná apresentaram o trabalho de produção e certificação orgânica de algumas frutas como abacaxi, goiaba, maracujá, mamão e morango. (Repórter: Flávio Rehme)