​​Tecnologia no ensino remoto do Paraná é tema de podcast

31/03/2021
Já está no ar o episódio “O professor tá on-line”, o segundo da série de podcasts “Lições que ficam”, produzido pela organização sem fins lucrativos Todos pela Educação. Disponível no Spotify, aborda como a rede estadual de ensino do Paraná aperfeiçoou a infraestrutura digital e preparou docentes para usarem as novas metodologias de ensino. Além disso, professores e estudantes contam suas experiências com o ensino remoto e com as ferramentas tecnológicas empregadas no contexto educacional. A preparação dos docentes por meio do grupo de estudos Formadores em Ação é um dos assuntos abordados no episódio. O projeto, que conta com mais de 15 mil inscritos neste ano, consiste em turmas nas quais professores formadores auxiliam professores. Outro exemplo de boas práticas citado no podcast é a Banda Musical do Caximba, que organizou ensaios e apresentações virtuais ao longo de 2020. Formada por alunos do Colégio Estadual Maria Gai Grendel, a orquestra de sopros contempla principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, moradores da região do Caximba, em Curitiba. O professor Vitor Rodrigues, que rege a banda, tem um grupo de WhatsApp para cada conjunto instrumental. Ele envia, em cada um, lições, partituras e áudios-base das músicas que serão gravadas. Para ele, é perceptível a evolução deles ao longo dessas aulas virtuais. // SONORA VÍTOR RODRIGUES . // A série de podcasts “Lições que ficam” retrata histórias de redes públicas de ensino que têm implementado iniciativas eficientes durante o período de pandemia. O segundo episódio foca na formação de docentes em tecnologia, para que professores dominem as ferramentas do ensino on-line e ministrem aulas de excelente qualidade para os estudantes, que tiveram de se adaptar ao ensino remoto. A série faz parte do projeto “Educação que dá certo”, do Todos pela Educação, que encontra e compartilha bons exemplos de políticas públicas educacionais pelo País. (Repórter: Marcelo Galliano)