Sede do IAP de Curitiba não receberá mais animais silvestres

20/01/2019
A sede do IAP, Instituto Ambiental do Paraná, em Curitiba, vai deixar de receber animais silvestres a partir desta segunda-feira. Quem passa executar esta função é Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, anexa ao Museu de História Natural, no bairro Capão da Imbuia. O órgão vai receber, atender e encaminhar os animais silvestres apreendidos pela Polícia Ambiental, IAP e fiscais, e também aqueles que forem encontrados em situações de risco. A responsável pelo Departamento de Licenciamento de Fauna do IAP, Marcia de Guadalupe Pires, afirmou que o espaço é adequado e os profissionais são capacitados para o atendimento. // SONORA MARCIA PIRES // Além de receber os animais silvestres, a equipe da prefeitura, juntamente com a do IAP, fará a triagem para verificar os que estão aptos a voltarem para a natureza e os que precisam de atendimento médico veterinário. Casos em que não possam ser devolvidos à natureza, serão destinados pelo IAP para instituições de fauna licenciadas, preferencialmente, Institutos Conservacionistas e Mantenedores de Fauna Silvestre. A parceria é resultado do convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba. As demais regionais do IAP distribuídas pelo Estado continuarão recebendo os animais normalmente. O convênio vale para Curitiba e região, local com maior demanda de recebimento de animais. A entrega de animais silvestres deve ser feita no acesso lateral do museu, todos os dias, das 9 da manhã ao meio dia, e da uma e meia às 4 horas da tarde. (Repórter: Rodrigo Arend)