Sanepar retoma obras de restauro do Reservatório São Francisco, em Curitiba

13/08/2021
A Sanepar retoma as obras de restauração do Reservatório São Francisco, em Curitiba, para tornar o espaço público, acessível e seguro. O local será preparado para a inauguração de um novo Memorial, em que a história do saneamento será contada de forma lúdica. O reservatório é um patrimônio da paisagem urbana da Capital.

Os projetos de restauro e de construção do espaço destinado ao novo Memorial foram aprovados e têm acompanhamento da Coordenação de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Comunicação Social e da Cultura e da Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural, da Prefeitura de Curitiba. Neste trabalho, serão recuperadas as estruturas danificadas pelo tempo, garantindo que a história continue a ser contada por muitos anos.

A restauração de todo o complexo envolve quase 10 tipos de serviços que exigem expertise para manter as características originais do patrimônio. A estrutura do chafariz será recuperada com a eliminação de fissuras e a impermeabilização das cubas. Todo o complexo receberá tratamento como raspagem, lixamento e recuperação de trincas e fissuras.

A limpeza é feita com equipamento especial que utiliza água de reúso e minimiza o consumo. Essa água é produzida na Estação de Tratamento de Água Industrial Araucária e não se destina ao consumo humano, sendo utilizada para fins industriais.

O último trabalho de restauro no local ocorreu há mais de 10 anos. O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, lembra que desde 2010 até hoje a estrutura tem sofrido com a ação do tempo.// SONORA JUNIO FERREIRA LIMA.//

Agora, o trabalho é executado pela empresa Arquibrasil Arquitetura e Restauração Limitada e tem acompanhamento diário de uma equipe de fiscalização e segurança do trabalho.

O Reservatório São Francisco é uma construção inaugurada em 1908, o primeiro sistema de abastecimento público do Paraná. A Sanepar já construiu o espaço físico do novo Memorial do Reservatório São Francisco, destinado ao desenvolvimento de atividades educativas e onde os visitantes vão poder, de forma gratuita, conhecer e interpretar as relações sociais, ambientais, históricas e culturais sobre o saneamento de Curitiba. (Repórter: Felippe Salles)