Sanepar orienta instalar cisterna e bombeamento em edificações de dois ou mais pisos
31/12/2024
A água do sistema público de abastecimento passa por tubulações de grande diâmetro, pelo tratamento, reservação e percorre as redes de distribuição até chegar para abastecer os imóveis. A Sanepar, cumprindo as normas técnicas e definições regulamentares, mantém a pressão da água dentro das tubulações entre 10 e 40 metros de coluna-d’água, para que alcance os imóveis nos pontos mais altos e distantes das cidades. Entre as orientações das normas técnicas brasileiras estão as relacionadas às instalações hidráulicas de entrada e distribuição interna da água, seja do sistema público de abastecimento ou de sistema alternativo. Edificações acima de dois pisos precisam atender essas recomendações e terem equipamentos privados e internos para que a água chegue com vazão e pressão nos setores mais elevados, incluindo a caixa de água superior. A Agepar, Agência Reguladora do Paraná, explica que o usuário, quando não for possível o fornecimento direto da rua, observada a pressão mínima na rede, é responsável pela construção, operação e manutenção de reservatório inferior ou cisterna e pela instalação de equipamentos necessários para viabilizar o consumo de água, obedecendo às recomendações técnicas da Sanepar e da ABNT. A Sanepar tem um Manual de Projeto Hidrossanitário para Empreendimentos que orienta empreendedores e clientes sobre a interligação de imóveis aos sistemas públicos de água e de esgoto. No manual estão estabelecidos critérios e procedimentos de enquadramento de empreendimentos que necessitam apresentar Projeto Hidrossanitário à Sanepar. O engenheiro Paulo Kissula, que atua na área de Planejamento Operacional da Sanepar, em Cascavel, dá mais detalhes sobre as orientações desse manual. // SONORA PAULO KISSULA //
O Manual de Projeto Hidrossanitário para Empreendimentos pode ser consultado no site da Sanepar. (Repórter: Victor Luís)
O Manual de Projeto Hidrossanitário para Empreendimentos pode ser consultado no site da Sanepar. (Repórter: Victor Luís)