Sanepar destaca estratégias para que serviços de saneamento cheguem a todos os municípios paranaenses

27/05/2025
Os diretores da Sanepar participaram de painéis e diálogos setoriais na edição 33 do Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental para falar dos caminhos e estratégias que a empresa tem adotado para alcançar a universalização dos serviços nos municípios atendidos. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, tem como tema “Saneamento para quem não tem - inovar para Universalizar!”. O congresso acontece em Brasília desde domingo e segue com programação até esta quarta-feira no Centro de Eventos Ulysses Guimarães. Em paralelo, também acontece a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, participou do painel sobre Parcerias Público-Privadas como ferramenta para alcançar as metas de universalização do saneamento. Ao lado dos diretores-presidentes de companhias de outros estados, Bley destacou a experiência da Sanepar com esse modelo de parceria. // SONORA WILSON BLEY //

No painel dos presidentes o diálogo tratou dos desafios do setor para que o saneamento alcance a população de todos os municípios. Bley falou que as empresas do setor precisam encontrar caminhos para universalizar, além da necessidade de ações de enfrentamento da crise climática que tem afetado todas regiões do Brasil, seja pela escassez hídrica ou pelo excesso de chuvas. Já a diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira, falou sobre soluções inovadoras para a universalização da água e do esgoto em comunidades brasileiras de pequeno porte nas áreas urbana e rural. De acordo com ela, os desafios são enormes, já que mais de 40% dos municípios têm menos de 10 mil habitantes, e para levar os serviços a complexidade e os custos são exponencialmente maiores, principalmente, para o tratamento do esgoto. // SONORA LEURA CONTE DE OLIVEIRA //

Anatalício Risden Júnior, diretor de Inovação e Novos Negócios na Sanepar, destacou que a cultura da inovação está no DNA da Companhia. // SONORA ANATALÍCIO RISDEN JÚNIOR //

Além das PPPs, entre os exemplos que chamaram a atenção estão a migração para o mercado livre de energia, uso da fibra ótica nas redes de esgoto, secagem térmica e combustão do lodo e a biodigestão de lodo e de resíduos orgânicos. (Repórter: Gabriel Ramos)