Romarias à Padroeira do Paraná durante todo o ano vão intensificar o turismo religioso

17/02/2025
O projeto “Jornada de Fé com a Mãe do Rocio” começa em março, em Paranaguá, com romarias e programações voltadas ao turismo religioso. O objetivo é aproximar devotos e turistas da história e dos cultos à Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. Estão previstas 10 romarias ao longo do ano, nos dias 9 de março, 13 de abril, 18 de maio, 8 de junho, 13 de julho, 17 de agosto, 14 de setembro, 12 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro. A festa do Rocio, realizada há mais de 200 anos, atrai milhares de fiéis. Em 2024, mais de 300 mil pessoas participaram das celebrações, que incluíram missas, shows e caminhadas. Com a importância do turismo religioso, a Instância de Governança Regional Adetur Rotas do Pinhão lançou o programa “Inter IGRs”. A primeira fase incentiva visitantes da Região Metropolitana de Curitiba a conhecerem as Jornadas de Fé e o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, promovendo a religiosidade e o turismo na região. O vice-presidente da Adetur Rotas do Pinhão, Márcio Mattar Assad, fala sobre a programação. // SONORA MÁRCIO ASSAD //

A Festa de Nossa Senhora do Rocio faz parte do calendário da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná e acontece todo mês de novembro, com celebração oficial no dia 15. O Paraná foi o primeiro estado a ter uma padroeira reconhecida pelo Vaticano, em 1977, pelo Papa Paulo VI. A devoção à Nossa Senhora do Rocio começou em 1648 e está entre as mais antigas do Brasil. O turismo religioso é um dos segmentos mais procurados no Paraná, com mais de 300 templos, igrejas e santuários espalhados pelo estado. Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, destaca a importância da iniciativa. // SONORA ELISEU ROCHA //

Com o Programa Inter IGRs, o turismo no Paraná ganha um novo impulso, valorizando o patrimônio religioso e cultural, além de proporcionar experiências enriquecedoras aos visitantes. Em uma segunda etapa, o programa Inter IGRs ampliará sua atuação, oferecendo outros produtos turísticos da Região Metropolitana de Curitiba, como roteiros culturais, gastronômicos e de ecoturismo. Essa diversificação vai permitir que diferentes públicos sejam atendidos, promovendo desenvolvimento econômico e social aos municípios. Repórter: Gabriel Ramos)