Rodovia entre Pitanga e Manoel Ribas vai receber novo pavimento de concreto
17/01/2025
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná está licitando a restauração em concreto e ampliação da PRC-466 entre Pitanga e o acesso à subestação de Furnas em Manoel Ribas, na região central. O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê elaboração de projeto executivo de engenharia e execução da obra em uma mesma empreitada. A sessão de disputa de lances está marcada para o dia 11 de fevereiro, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. Serão atendidos 43 quilômetros da rodovia utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente será utilizado como base para um novo pavimento rígido de concreto com espessura de 21 centímetros. A pista terá duas faixas de tráfego e acostamentos, e nos segmentos críticos de ultrapassagem serão implantadas terceiras faixas de tráfego. Além disso, está previsto um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas. A pista da PRC-466 será elevada e o tráfego da PRC-487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia. Outro viaduto do tipo rótula em desnível será implantado em Pitanga, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, orientando o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PRC-466 novamente sendo elevada no trecho. Também serão realizadas melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete, além de pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente nos demais acessos regulamentados da rodovia. O prazo de execução será de 870 dias. (Repórter: Gustavo Vaz)