Reunião discute impactos da pandemia e retomada do turismo

09/10/2020

Os impactos da pandemia nas atividades turísticas foram discutidos nesta quinta-feira em Reunião Extraordinária do Conselho Paranaense de Turismo, Cepatur. No encontro virtual também foram apresentados os manuais de conduta segura para os empreendimentos turísticos e, ainda, abordados os próximos encaminhamentos referentes ao monitoramento do masterplan Paraná Turístico 2026, Pacto para um Destino Inteligente. Houve também uma apresentação sobre o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Estado. A reunião foi conduzida pelo presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, que nomeou o novo vice-presidente do conselho, Giovanni Diego Bagatini, da Fecomércio Paraná, além dos dois conselheiros Beto Madalosso e Adonai Arruda Filho, que representam a comunidade que presta serviços importantes para o turismo estadual, conforme prevê o regimento do conselho. Jacob Mehl reforçou que o turismo regional deve ser o foco para a recuperação do setor no Estado, principalmente porque diz respeito a deslocamentos curtos e rodoviários, que tendem a ser uma das principais características das viagens no período pós-pandemia.
Entre os dados mais significativos mencionados no encontro está que, em sete meses, o turismo no Brasil perdeu mais de 207 bilhões de reais e, consequentemente, o faturamento do setor apresentou queda de 56% até o mês de julho, em relação à média verificada no primeiro bimestre. O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio demonstrou ações que as iniciativas privada e pública tomaram para reduzir esses impactos.
Para planejar e retomar as atividades no setor tão logo seja possível, o Governo do Estado e entidades do setor articularam, assim que surgiram os primeiros reflexos do coronavírus, o Projeto de Retomada do Turismo no Paraná. A principal meta é possibilitar a recuperação a partir do turismo regional, com viagens de até 200 quilômetros dentro do próprio Estado, principalmente nos segmentos ecoturismo, aventura e rural. Como parte do Projeto de Retomada, foi lançada a campanha “Não cancele, remarque!”, visando que os turistas que já haviam comprado pacotes, passagens aéreas não cancelem os planos, mas que apenas remarquem, mantendo assim um importante apoio para o setor turístico. (Repórter: Rodrigo Arend)