Reunião da Saúde avalia panorama e ações de combate à Covid-19 e gripe no Paraná

07/01/2022
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde realizou sua primeira reunião do ano nesta quinta-feira, de maneira virtual, para debater questões e estratégias sobre o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o aumento de casos de Influenza H3N2 e outras pautas que impactam a saúde pública. Sob a coordenação da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, o encontro buscou alinhar a recomendação de ações a partir de informes que trouxeram dados acerca da pandemia, influenza, projeções futuras e assuntos de relevância.
Dentre os números apresentados, houve destaque para o alto índice de vacinação contra a Covid-19 no Paraná. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria, Vera Rita da Maia, isso reflete o empenho acertado do Estado no combate à pandemia.
A baixa adesão da população à vacinação da gripe também esteve na pauta. Com uma taxa inferior a outros anos, os índices revelam a importância de um esforço coletivo para expandir as taxas de cobertura vacinal. Outra situação abordada foi o aumento de casos de gripe por H3N2. De acordo com dados da Sesa divulgados nesta quinta, o Estado soma 375 confirmações e quatro mortes pela doença, que é considerada um tipo do vírus Influenza A. A ascensão dos casos tem preocupado a população, o que levou a Secretaria a emitir um alerta sobre a circulação do vírus no Paraná. Outros detalhes podem ser conferidos em saude.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)