Reunião com fundo de investimento do Reino Unido aborda projeto da Nova Ferroeste

26/05/2021
A possibilidade de participação do fundo de investimento britânico UKEF, UK Export Finance, no financiamento do projeto da Nova Ferroeste foi tema de reunião nesta quarta-feira, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O assunto foi discutido entre integrantes do Grupo de Trabalho do Plano Ferroviário Estadual, o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, e a diretora no Brasil da UKEF, Maria Angélica Luqueze. O novo traçado, com 1.285 quilômetros, vai ligar os municípios de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e Paranaguá. O projeto deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo no ano que vem. Segundo Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Ferroviário, um dos focos é criar um ambiente de negócios que seja amigável ao capital. // SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES. //
Ele lembrou que a atual gestão estadual já atraiu investimentos na casa dos 54 bilhões de reais. Com a concessão das rodovias serão mais 42 bilhões, e, com a concessão da ferrovia, mais 25 bilhões de reais.
Para o cônsul, o projeto da Nova Ferroeste torna o Reino Unido um parceiro natural por ter a ferrovia no seu DNA.
A UK Export Finance foi fundada em 1919 e, segundo Maria Angélica, tem como propósito oferecer garantias aos credores para financiamentos privados, que viriam do governo do Reino Unido.
O Brasil foi o primeiro País das Américas e o terceiro do mundo a ter um representante da rede internacional UKEF, a Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido. Adam Patterson ainda destacou que o fundo de investimento vê o Brasil como mercado prioritário devido ao estreitamento das relações comerciais e de investimento entre os dois países.
O Grupo de Trabalho do Plano de Estadual Ferroviário está em tratativas para submeter o projeto à análise do Climate Bonds Initiative. A organização inglesa certifica empreendimentos em larga escala de baixo teor de carbono. O CBI estabelece as melhores práticas para o mercado em termos de ação climática e traz segurança a investidores interessados nos empreendimentos. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)