Ratinho Junior apresenta potencial do Paraná no Congresso Econômico Europeu

08/05/2024
O governo Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira do painel "Perspectivas para o desenvolvimento da cooperação econômica polonês-brasileira" no Congresso Econômico Europeu em Katowice, na Polônia. O fórum debate o futuro da economia polonesa e europeia sob a perspectiva de experiências de outros países. O Paraná foi convidado porque mantém uma parceria com a província da Silésia, a mais industrializada do país, desde 2023, e porque figura em posição de destaque na economia brasileira, com a menor taxa de desemprego desde 2014, crescimento do PIB superior à média nacional e maior índice de atividade econômica do Brasil. O governador também lembrou que o Paraná foi reconhecido por três vezes consecutiva como mais sustentável do País e que participa de um programa pioneiro da OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, de aceleração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cujos primeiros resultados já indicaram que o Estado é referência internacional na agenda global em defesa do clima. // SONORA RATINHO JUNIOR //

O governador ainda apresentou iniciativas como o Paraná Mais Verde, de replantio de florestas, o programa de proteção de nascentes e políticas como o ICMS Ecológico. Ratinho Junior também disse que a parceria com a Polônia vai ajudar os técnicos do Paraná a encontrar novos parâmetros para a economia. // SONORA RATINHO JUNIOR //

A Silésia é a província com a maior densidade populacional entre as 16 da Polônia e tem como capital Katowice. É a região mais urbanizada e com maior potencial econômico do país. A região está em processo de transição econômica, com uma presença ainda muito forte da mineração e indústria pesada e, portanto, apresenta desafios e busca de novas oportunidades de desenvolvimento. Por isso, a inovação e a sustentabilidade representam uma grande oportunidade de cooperação para o Paraná. O acordo é uma continuidade do trabalho do Programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional, criado pela União Europeia. A cooperação tem como foco o desenvolvimento da chamada Estratégia para Inovação Regional. O Programa de Cooperação visa conectar cidades e estados de diferentes países para que compartilhem soluções para problemas em comum. Entre as 10 regiões selecionadas na América Latina, o Paraná é o único estado brasileiro. A escolha da conexão foi feita pela União Europeia, por meio de dados enviados pelas cidades e estados, onde as áreas de interesse são apresentadas. Nesta quarta, Ratinho Junior também se encontrou com Khlaed Mubarak Al By Saeedi, diretor de Desenvolvimento Comercial do governo dos Emirados Árabes Unidos, Kasha Piquette, ministra do Ambiente e Áreas Protegidas do governo da província de Alberta, no Canadá, e Heather Carmichael, diretora do Escritório de Mudanças Climáticas de Alberta. Eles conversaram sobre agronegócio, pautas ambientais e a economia paranaense. (Repórter: Gustavo Vaz)