Proximidade e comunicação agilizam trabalho do Paranacidade

04/08/2020
Mesmo com o trabalho à distância devido ao coronavírus, o Paranacidade busca dar agilidade à análise e acompanhamento de projetos encaminhados pelos municípios. Para isso, o órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas investe em atenção máxima ao atendimento e comunicação ampla com as prefeituras. De acordo com o gerente do escritório regional do Paranacidade de Guarapuava, Celso Silvestri, o resultado superou as expectativas iniciais. Ele disse que, com prefeitos e técnicos municipais e do Paranacidade a par de cada etapa do projeto, os encaminhamentos e o trabalho todo acabam sendo agilizados. Silvestri destacou que os profissionais do órgão estão sempre prontos para responder, orientar e fazer as análises. A economia de tempo com deslocamentos e outras atividades inerentes ao trabalho presencial, segundo ele, é revertida em maior produtividade. Essa estratégia mostra resultados também em números. No período de 18 de março, dia em que teve início o atendimento remoto, até o último dia 24, o escritório regional de Guarapuava realizou 86 medições, com a liberação de 16 milhões e 210 mil reais para o pagamento de empresas contratadas pelas prefeituras para a execução d os projetos. Entre as principais obras beneficiadas, estão centros culturais, de convivência de idosos, de desenvolvimento econômico e de referência em ação social; uma escola municipal, um terminal rodoviário intermunicipal e unidades Meu Campinho. Também há a aquisição de veículos e equipamentos rodoviários, e a contratação de serviços, como o de elaboração de Plano Diretor Municipal. No mesmo período, foram autorizados recursos para novos projetos. As prefeituras de 28 municípios receberam 57 autorizações para licitação de 78 ações, com o investimento de 21 milhões e 750 mil reais. As autorizações para homologação, documentos que autorizam as prefeituras a contratarem as empresas para a execução dos projetos, chegaram a 51, com a destinação 24 milhões e 720 mil reais, em benefício de 20 municípios. Todos os projetos são viabilizados com recursos do Tesouro do Estado e do Sistema de Financiamento aos Municípios, e de Contrapartida Municipal. (Repórter: Wyllian Soppa)