Projeto do Estado vai levar conhecimento a mais de mil mulheres rurais

22/05/2024
O Governo do Estado investirá um milhão e 200 mil reais em um projeto para formação de mulheres rurais, denominado “Sementes do Bem Viver”. A iniciativa será coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Semipi, e executada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-Paraná, atendendo mais de mil mulheres em 75 municípios. Do montante investido, 410 mil reais são oriundos do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, Fedim, e 816 mil do IDR-Paraná. O projeto consiste em uma trilha formativa para mulheres rurais, prioritariamente aquelas acompanhadas por políticas e programas sociais do Instituto, indígenas e quilombolas. O objetivo é proporcionar às mulheres do campo o acesso a conhecimentos e formação pessoal, visando o bem-estar, fortalecimento e maior participação econômica e social. Os encontros serão realizados nas comunidades rurais. O lançamento está previsto para a Semana Estadual da Mulher do Campo, na última semana de maio. A destinação dos recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher para o projeto “Sementes do Bem Viver” foi deliberada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em reunião extraordinária nesta segunda-feira. Na mesma pauta foi instituído, no âmbito do CEDM, o Fórum Estadual de Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, com o objetivo de mobilização, articulação e fortalecimento do controle social de políticas públicas dos Direitos da Mulheres do Estado do Paraná. Entre as ações estão, também, a integração e cooperação entre os conselhos municipais; a facilitação da troca de informações e experiências sobre políticas públicas de direitos das mulheres; e a atuação como canal de comunicação entre os conselhos municipais e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. (Repórter: Victor Luís)