Projeto da Nova Ferroeste é apresentado aos deputados federais do Paraná
09/12/2021
O maior projeto logístico do Paraná para os próximos anos reuniu parte da bancada paranaense na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira. No encontro, o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, e o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, mostraram detalhes da nova estrada de ferro para os parlamentares. A Nova Ferroeste surgiu a partir da necessidade de ampliar o traçado da atual Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava. O projeto do Governo do Paraná vai ligar por trilhos o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e Paranaguá, no Litoral do Estado. Um ramal entre Foz do Iguaçu e Cascavel também está previsto para escoar parte da produção agrícola do Paraguai e Argentina pelo Porto de Paranaguá. No total, são mil 304 quilômetros de extensão. Estudos recentes apontaram a soja e a proteína animal como as principais cargas a serem transportadas. Fagundes destacou a relevância da Nova Ferroeste para o desenvolvimento do País.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//
Todas as etapas de elaboração do projeto e avaliação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e do Estudo de Impacto Ambiental tiveram a participação dos ministérios da Infraestrutura e da Economia, além dos órgãos licenciadores.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//
A apresentação reuniu sete deputados federais, além de assessores do Ministério da Infraestrutura e Economia. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental apontou que a construção da nova ferrovia vai permitir a redução do custo logístico dos produtores paranaenses em até 30% em algumas regiões. A economia por parte das empresas vai tornar a produção do Mato Grosso do Sul e Paraná mais competitiva no Exterior e permitir que alguns itens possam ficar mais baratos para o consumidor final nas prateleiras dos supermercados. O valor do investimento é de mais de 29 bilhões de reais. O projeto deve ir a leilão no segundo trimestre de 2022. O vencedor vai ser responsável pela construção da estrada e vai poder explorar o empreendimento por 70 anos. (Repórter: Felippe Salles)
Todas as etapas de elaboração do projeto e avaliação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e do Estudo de Impacto Ambiental tiveram a participação dos ministérios da Infraestrutura e da Economia, além dos órgãos licenciadores.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.//
A apresentação reuniu sete deputados federais, além de assessores do Ministério da Infraestrutura e Economia. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental apontou que a construção da nova ferrovia vai permitir a redução do custo logístico dos produtores paranaenses em até 30% em algumas regiões. A economia por parte das empresas vai tornar a produção do Mato Grosso do Sul e Paraná mais competitiva no Exterior e permitir que alguns itens possam ficar mais baratos para o consumidor final nas prateleiras dos supermercados. O valor do investimento é de mais de 29 bilhões de reais. O projeto deve ir a leilão no segundo trimestre de 2022. O vencedor vai ser responsável pela construção da estrada e vai poder explorar o empreendimento por 70 anos. (Repórter: Felippe Salles)