Projeto da Celepar que ajuda pessoas idosas a usarem tecnologia atinge 100 vídeos tutoriais

31/08/2021
Desde 2013, a Celepar promove a inclusão digital de paranaenses que estão fora do universo da tecnologia, com mais de 10 mil idosos beneficiados com cursos que ensinam a usar a internet e os smartphones. Com a pandemia, os instrutores passaram a gravar vídeos com dicas que são postados nos grupos de WhatsApp dos ex-alunos.

A iniciativa teve como resultado o projeto #celeparcomvc, que na última semana chegou à marca de 100 vídeos gravados e enviados pelos colaboradores, que também estão disponíveis no canal da Celepar no YouTube. São vídeos curtos com vários assuntos sobre o mundo da tecnologia: como fazer pesquisas pelo Google, salvar contatos, tirar prints de telas, recursos do WhatsApp e o uso de aplicativos desenvolvidos pela Celepar.

Desde março de 2020, o projeto atingiu um público de mais de 3 mil pessoas, em pelo menos 100 municípios paranaenses, pelo Youtube e WhatsApp. No aplicativo de conversas, são 134 grupos criados desde 2017 e com cerca de 2 mil participantes.

Para o presidente da Celepar, Leandro Moura, o projeto ajuda a eliminar distâncias entre os idosos e seus familiares durante a pandemia.

A aluna Valéria Carvalho afirma que a tecnologia se mostrou uma grande aliada durante a pandemia.// SONORA VALÉRIA CARVALHO.//

Para comemorar os 100 vídeos enviados, os alunos dos cursos foram convidados a comentar qual tema mais chamou a atenção. Alguns deles vão ser sorteados e vão ganhar um kit de prêmios, que será entregue em casa. O vídeo mais votado vai ser reenviado nos grupos.

A aluna Lisiane Alves contou que um dos vídeos a ensinou a fazer colagens e montagens das fotos.// SONORA LISIANE ALVES.//

As inscrições nos cursos e workshops de Inclusão Social e Digital para Pessoas Idosas podem ser realizadas no site da Celepar, em www.celepar.pr.gov.br na área de Sustentabilidade. (Repórter: Felippe Salles)