Programa de desenvolvimento regional, Paraná Produtivo começa a definir ações prioritárias

16/09/2021
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, iniciou nesta quinta-feira, uma nova etapa das oficinas do programa Paraná Produtivo: a de priorização de ações. A primeira Oficina de Prioridades ocorreu com as lideranças da região de Jacarezinho e de Santo Antônio da Platina, que reúne 26 municípios. O próximo encontro está marcado para o dia 30 de setembro, com lideranças da região de Cornélio Procópio.
O programa busca identificar potencialidades e necessidades das diversas regiões do Paraná e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O objetivo desta nova etapa é estabelecer quais são as ações propostas que serão priorizadas para compor o plano de trabalho das regiões.
O debate envolveu ações de infraestrutura, governança e sistema produtivo. Ações como melhorar e conservar as estradas rurais com enfoque nos atrativos turísticos, modernizar a gestão pública, promover a industrialização de produtos da região e incentivo ao empreendedorismo no campo.
O secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, afirmou que o envolvimento dos agentes locais é fundamental para o fomento do desenvolvimento regional.
Por causa da pandemia, as oficinas de priorização também continuam em formato virtual, pela plataforma do Programa Paraná Produtivo, disponível em www.paranaprodutivo.com.br, desenvolvida para dar suporte à metodologia de elaboração dos planos produtivos regionais.
O coordenador do Paraná Produtivo, Marcelo Percicotti, disse que a ideia é debater quais as prioridades entre todas as demandas, que devem trazer retorno, mais impacto e contribuir efetivamente para o desenvolvimento produtivo da região. //SONORA MARCELO PERCICOTTI//
Nas etapas anteriores o Paraná Produtivo realizou Oficinas de Diagnóstico para coleta de informações e de demandas das regiões e as Oficinas de Oportunidades de Parceria para tratar das ações que podem ser realizadas pelo Governo do Estado nas regiões contempladas pelo programa.
O objetivo é mobilizar e engajar os atores locais na construção dos planos, promover a discussão e fortalecer a população em assuntos referentes aos sistemas produtivos locais, buscando fortalecer as vocações regionais e a diversificação das atividades produtivas das regiões.
Ao todo, serão organizadas quatro oficinas em cada uma das oito regiões que contemplam o programa. O Paraná Produtivo conta com um portal com dados e estatísticas em diversas áreas, possibilitando acompanhar os resultados e ações ao longo do tempo. A próxima etapa contempla a entrega dos planos das regiões e está prevista para o início do ano que vem.(Repórter: Flávio Rehme)