Programa Trator Solidário fortalece agricultura familiar na região Oeste

05/03/2021
Na região Oeste do Paraná, a cidade de Santa Helena tem como carro chefe da economia o agronegócio, a cidade tem população estimada em 26 mil e 700 habitantes. Em 2019, ela passou a integrar a lista dos municípios paranaenses com Valor Bruto da Produção acima de um bilhão de reais. Seu faturamento, de um bilhão e 80 milhões de reais, representa o sexto maior do Estado, atrás de Toledo, Castro, Cascavel, Guarapuava e Marechal Cândido Rondon. A produção de suínos, aves de corte e grãos é a principal responsável por esse desempenho. Os investimentos realizados pelos produtores, a industrialização e a assistência técnica disponível, explicam o crescimento expressivo da região. Além disso, programas como o Trator Solidário, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, fortalecem esse conjunto. A mesorregião Oeste, considerando os núcleos regionais de Toledo, Cascavel e Campo Mourão, responde por cerca de 26% dos investimentos do programa desde a sua criação, em 2007, até 2019. Os dados foram compilados pela Unidade Regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater em Toledo. Com essa longa trajetória, o Trator Solidário acompanhou várias gerações no campo, participando de um ciclo de benefícios como a ampliação da produção, da renda, e a modernização das propriedades. Os produtores inscritos no Trator Solidário recebem orientação do IDR-Paraná. O extensionista que atua em Santa Helena, Carlos Alexandre Harold, destaca a ajuda do programa ao produtor rural. // SONORA CARLOS ALEXANDRE // Os núcleos regionais do Oeste estão entre os mais beneficiados no último ano. O Trator Solidário atende a pequenos agricultores enquadrados no Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, com renda bruta anual de até 415 mil reais, oriunda da atividade agrícola. Salatiel Turra, chefe do Departamento de Economia Rural do Deral, fala sobre sobre a abertura do novo edital. // SONORA SALATIEL // Ele também comenta sobre o novo plano para o mês de julho. //SONORA SALATIEL // No ano passado, o programa financiou cerca de 71 milhões e 700 mil reais, foram 624 tratores, 13 colhedoras e quatro pulverizadores, entre equipamentos entregues e em processo de faturamento pela fábrica. (Repórter: Sérgio Aguiar)