Procon pesquisa consumidores sobre percepção dos planos de telefonia celular

03/02/2022
Pesquisa do Procon-PR online com mais de mil consumidores, realizada entre os dias 26 e 28 de janeiro, mostrou que 43,5% dos entrevistados utilizam os serviços de telefonia na modalidade “pós-pago”, aquela em que o consumidor recebe faturas mensalmente. Já 55,6% utilizam as opções “controle” e “pré-pago”, onde o consumidor só paga quando utilizar. O restante, equivalente a 0,08%, afirmou não saber qual a modalidade do seu plano de telefonia celular. Das 1.100 respostas, apenas seis consumidores informaram não utilizar telefone celular. Aproximadamente 56%, ou seja, 612 entrevistados, afirmaram que tiveram acesso ao contrato no momento da contratação, mas somente 180 consumidores leram as condições contratuais. Já 484 consumidores informaram que não tiveram acesso ao contrato no momento da contratação. Desses, 188 clientes buscaram esclarecimentos sobre as condições do serviço pelo aplicativo das operadoras ou internet. A pesquisa apontou ainda que de um total de 1.046 consumidores, 456 consideram as informações sobre seu plano, disponíveis nos aplicativos das operadoras, inacessíveis ou pouco claras. Além disso, 24,2% nunca consultaram as informações nos aplicativos. Ainda, 822 entrevistados afirmaram que já tiveram problemas com sua operadora, sendo que pouco mais da metade informou que as reclamações foram solucionadas de forma espontânea. 348 clientes tiveram que buscar auxílio por meio de outros canais, como Procon, consumidor.gov.br e Juizados Especiais, por exemplo, para ter seu problema resolvido. Diante desse quadro, o Procon Paraná vai expedir uma recomendação para as empresas que atuam no Estado para buscar formas de melhorar a comunicação com os clientes, visando o cumprimento fiel dos contratos assinados. (Repórter: Wyllian Soppa)