Procon-PR vai fazer mutirão de renegociação de dívidas e orientação financeira
27/02/2025
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Procon, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, Associação Brasileira de Procons e Febraban, vai organizar um mutirão on-line de renegociação de dívidas a partir deste sábado. O mutirão faz parte das ações relacionadas ao Mês do Consumidor, e ocorre até o dia 31 de março. Durante esse período, os consumidores têm acesso também a plataforma Meu Bolso em Dia, que oferece, de forma gratuita, conteúdos sobre educação financeira e sobre como evitar situações de superendividamento. Claudia Silvano, coordenadora do Procon, destacou que esta é uma oportunidade especial para o consumidor. // SONORA CLAUDIA SILVANO //
As dívidas com garantias reais, como financiamento de veículos ou imóveis, por exemplo, ou de contratos que estejam com os pagamentos em dia, não podem ser renegociadas neste mutirão. Além disso, o consumidor pode negociar diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou uma dívida. Para participar do mutirão de forma on-line, basta fazer registro na plataforma consumidor.gov.br, quando a pessoa recebe um login e senha. Nesse momento, o consumidor faz o relato do problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. Claudia Silvano ressalta que é importante propor uma parcela que caiba no bolso. // SONORA CLAUDIA SILVANO //
Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado. (Repórter: Gustavo Vaz)
As dívidas com garantias reais, como financiamento de veículos ou imóveis, por exemplo, ou de contratos que estejam com os pagamentos em dia, não podem ser renegociadas neste mutirão. Além disso, o consumidor pode negociar diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou uma dívida. Para participar do mutirão de forma on-line, basta fazer registro na plataforma consumidor.gov.br, quando a pessoa recebe um login e senha. Nesse momento, o consumidor faz o relato do problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. Claudia Silvano ressalta que é importante propor uma parcela que caiba no bolso. // SONORA CLAUDIA SILVANO //
Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado. (Repórter: Gustavo Vaz)