Premiação internacional comprova ascensão do mercado da cerveja paranaense

06/05/2025
A Cerveja paranaense está em alta, atestando que os investimentos e apoios do Estado ao setor têm dado frutos. A prova mais recente desse sucesso veio de Indianápolis, nos Estados Unidos, onde foi disputada a World Beer Cup, espécie de Olimpíada das cervejas. Nessa competição acirrada, com candidatas de diversos países, duas representantes de Foz do Iguaçu voltaram para casa com a medalha de ouro. Ambas são da cervejaria 277 Craft Beer. A 277 Craft Beer, que já tinha nas prateleiras mais de 50 medalhas nacionais e sul-americanas, agora conquistou o mundo. Agenor Maccari, proprietário da marca, destaca que o reconhecimento internacional ganha ainda mais valor pelo uso de ingredientes tipicamente brasileiros nas cervejas premiadas. // SONORA AGENOR MACCARI //

O Paraná vem se destacando cada vez mais no cenário cervejeiro. Em março, a Cervejaria Araucária, de Maringá, levou o prêmio principal no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, com a Orvalho do Mar, escolhida como a melhor entre quase 100 campeãs de outras categorias. No ano anterior, outra maringaense, a Sabores do Malte, foi eleita a melhor cervejaria do país. Desde 2019, o Estado já soma mais de 240 medalhas no Festival Brasileiro da Cerveja, o maior do setor no Brasil. É o que explica Everton Delfino, presidente da Procerva. // SONORA EVERTON DELFINO //

O setor cervejeiro do Paraná segue em expansão, com 5 bilhões de reais investidos entre 2020 e 2024. A inauguração da Maltaria Campos Gerais e a construção de nova unidade em Guarapuava fortalecem a produção local e reduzem a dependência de importações. O Estado, que lidera na produção de cevada e malte no Brasil, já conta com mais de 170 cervejarias e uma produção anual de 7 milhões e 800 mil litros. Além da indústria, o turismo cervejeiro também cresce. Em Curitiba, foi lançada uma rota com mais de 20 estabelecimentos em 17 bairros. A Região Metropolitana tem a Rota da Cerveja Artesanal, com sete pontos em Pinhais. Já em Ponta Grossa, a Heineken abriu o tour “Inside the Star”, que apresenta a produção da marca no Paraná. (Repórter: Gabriel Ramos)