Prefeitura de Paranaguá formaliza adesão ao Cartão Futuro e vai reforçar divulgação junto às empresas

27/08/2021
A Prefeitura de Paranaguá formalizou nesta quinta-feira a adesão ao programa Cartão Futuro, criado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. O programa tem como objetivo incentivar a empregabilidade para os jovens aprendizes que estão entrando no mercado de trabalho e também manter os empregos dos que já estão colocados.
Com convênio, assinado pelo secretário Ney Leprevost e o prefeito Marcelo Roque, a prefeitura vai fortalecer a divulgação do programa junto às empresas do município. No evento, a empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá anunciou a adesão, garantindo emprego para cerca de 40 jovens aprendizes.
Criado na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Cartão Futuro também busca garantir o emprego dos jovens que já estão colocados no mercado, por meio de incentivos às empresas empregadoras, de forma a evitar dispensas decorrentes da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.
Pelo programa, o empregador que mantiver contratos ativos com aprendizes recebe do governo estadual um auxílio mensal de 300 reais por 90 dias. Em caso de contratação de jovem aprendiz com deficiência, egresso de unidades prisionais, do Sistema de Atendimento Socioeducativo ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas, o subsídio passa para 450 reais.
O secretário Ney Leprevost, destacou que com o Cartão Futuro, o Governo do Estado incentiva a contratação do jovem aprendiz. //SONORA NEY LEPREVOST//

Em 2021, o governo estadual deve investir 58 milhões de reais no programa, ampliando a faixa etária de 14 a 18 anos para 21 anos. A maior parte desse valor, é oriunda do Fundo da Infância e Adolescência e foi aprovada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Com a ampliação do projeto, a ideia é incentivar a contratação de 20 mil aprendizes no Paraná, preferencialmente nas microempresas e empresas de pequeno porte.
Também vão poder aderir ao programa aqueles empregadores que não estão conseguindo cumprir a cota mínima de aprendizagem estabelecida pela legislação enquanto durar a pandemia.
Durante o evento, também aconteceu a adesão ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa pelos prefeitos de Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O programa tem como meta incentivar a promoção de ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população. (Repórter: Flávio Rehme)