Portos paranaenses registram aumento no transporte ferroviário em 2022
24/10/2022
A participação do modal ferroviário no transporte de cargas pelos portos do Paraná subiu de 19,6%, no ano passado, para 20,2% neste ano. Considerando os nove primeiros meses do ano, foram mais de 9 milhões de toneladas de produtos que chegaram ou saíram em vagões. Enquanto aumentou o uso da ferrovia, o volume de carga pelo modal rodoviário registrou pequena diminuição, de 77,9% de janeiro a setembro de 2021 para 77,1% neste ano. Foram mais de 34 milhões de toneladas movimentadas em caminhões neste ano. Na especificação de carga, houve crescimento no volume do granel líquido movimentado pelo Porto de Paranaguá. No ano anterior, nos nove meses, 31% chegaram por esta via. Em 2022, 33,15%. Entre eles, apenas os derivados de petróleo também utilizam a ferrovia. Os produtos que mais utilizam a ferrovia para chegarem ou saírem dos portos paranaenses foram açúcar; milho; soja; farelo de soja; contêineres e os derivados de petróleo. Com o avanço de projetos como o do “Moegão”, Cais Leste, de descarga ferroviária centralizada, a tendência é que aumente ainda mais, com melhores resultados. O foco do projeto é o segmento dos granéis sólidos de exportação e a ferrovia. Com capacidade para receber até 180 vagões simultaneamente, a expectativa é que o Moegão permita a descarga de mais 24 milhões de toneladas de grãos e farelos, por ano. A Tabela de participação do modal ferroviário pode ser conferida em www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)